É agradável estar no arraial junino de Estância

 

Quadrilha junina
 As noites juninas de Estância têm sido de muitas alegrias, especialmente para aquelas pessoas que visitam o Arraial do Progresso, construído pela Prefeitura, na Praça da Matriz.  A noite de segunda-feira, 13, foi animada pelas apresentações de grupos folclóricos, de trios pés de serras, de soltura de barco de fogo e espadas. O público tem sido participativo, uns assistem às apresentações, outros aproveitam para dançarem agarradinhos.

Grupos folcloristas cuidam da parte atrativa do arraial.  As pessoas são puxadas pelos ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços, versos cantados em rimas. Como era noite de Santo Antônio, foi grande a presença de visitantes. 

Barco de fogo
As batucadas Beira-Rio e Quebra Coco deram um show de apresentação e, no gingado das dançarinas, ouvia-se o som dos tamancos no contato com o piso, no compasso do ritmo.  Ao som do trio pé de serra “Forró Chamego”, muito bem entrosado, fazia a trilha apropriada para muitos casais darem coladinhos.  

Ali pertinho, defronte do Paço Municipal, fogueteiros preparavam o barco de fogo; este quando corria de um lado para o outro, atraia os olhares dos visitantes e turistas. O referido artefato é o protagonista da admiração das pessoas que vislumbravam a beleza do mesmo, ao deslizar sob o arame, deixando para trás um rastro de luz, lembrando um meteorito.

Isto é parte do são João de Estância, uma festança multicor que traduz momentos de compartilhamentos da alegria e da simpatia do estar - juntos através dos símbolos da tradição que tocam fundo às pessoas, unindo a religiosidade e as manifestações espontâneas populares.

Rainhas do São João
É agradável estar no arraial do progresso onde grupos folclóricos de todas as idades, desde crianças a idosos - batucadas, samba de coco, teatro, reisado, quadrilhas - cada um com suas coreografias, fizeram a alegria dos visitantes.  O bacana é que a Prefeitura ao promover esses eventos, promove também os hábitos culturais do nosso povo.  Os grupos folclóricos trazem no seio, a presença de crianças, no intuito de manter acesa a cultura manifestada.

O prefeito Ivan Leite – que prestigia todos os eventos do arraial – tem testemunhado a animação na cidade cenográfica; tem visto quão grande é o interesse das pessoas pelos ritmos, pelas formas de apresentação. O arraial do progresso é um espaço de socialização, onde as diferentes culturas se encontram fazendo do São João de Estância um dos melhores do Brasil.

Por:Genilson Máximo


Comentários

Unknown disse…
Saudades de Estância e dos velhos amigos. Bjsss