Pular para o conteúdo principal

Estância, cidade para você se apaixonar

Rua Capitão Salomão

Estância está localizada na região Sul do Estado de Sergipe,  a cerca de uma hora da capital. Quem vem do norte da Bahia, pela BR-101, passa por dentro da cidade e pode testemunhar empreendimentos que  margeiam a rodovia: o seu pujante parque industrial, lojas, casas comerciais, postos de combustíveis, serviços de mecânica, de borracharia,  hotelaria;  desfruta de uma visão urbanística  rica de cenários verdes que abraça os tradicionais rios Piauí e Piauitinga.


Estância  possui as praias mais belas do litoral brasileiro - Abais, Saco e Dunas - praias de águas mornas,  de areias brancas. Onde também se concentra a famosa lagoa dos tambaquis  onde é possível brincar com os peixes que passeiam em cardumes e  que permitem ser acariciados pelos banhistas.  Onde há o agrupamento de belas dunas e piscinas naturais. O turista pode chegar à nossas praias através da rodovia Linha Verde que liga os vizinhos estados Sergipe e Bahia.  

Estância  é  uma cidade aconchegante, arborizada, de arquitetura  tradicional e moderna,  sem  perder de vista a sua aparência de cidade do interior; em Estância  habita o “Povo mais cordial do mundo”, reconheceu  o escritor baiano Jorge Amado ao exilar-se aqui nos anos 30. Estância  tem um  Quê  de cidade grande, cidade que a cada dia orgulha o seu povo diante da sua pujança. Cidade de  encantos, meio bucólica, das avenidas operárias, das lavadeiras do Rio Piauitinga, da centenária ponte do Bonfim.

Em Estância ainda é  possível reunir-se na pracinha para  demorados  bate-papos.  Os  mais jovens  ainda respeitam os idosos e  os pronomes Senhor e Senhora  não estão fora de moda. Estância é berço da imprensa sergipana, “Cidade Jardim de Sergipe”, batizada pelo monarca  D. Pedro II quando da sua visita ao município. Estância dos sobrados, das igrejas centenárias,  da antiga Escola de Comércio, das fabricas Piauitinga, Senhor do Bonfim e Santa Cruz, dos operários “azulões” e dos azulejos portugueses.
                 
Estância  se notabilizou por conta do seu São João, com o barco de fogo, com seus licores, suas comidas típicas, com seus grupos folclóricos, enfim; Estância tem sido objeto de repetidas  matérias positivas  exibidas em nível nacional com ênfase à sua cultura junina. 

Outra  cultura popular que  vem crescido a cada ano é a do Carnaval.  Até 2004  apenas  duas escolas de samba existiam. Através  do incentivo do Município, hoje somam cinco escolas de samba e nove blocos carnavalescos. A festa de momo tomou fôlego, cresceu, espalhou-se pelas ruas, bairros, praias e clubes; é um dos melhores atrativos  do estado.
                 
A cada dia o município se consolida ainda mais como cidade Pólo  onde  os municípios  vizinhos  buscam  por  serviços oferecidos.  A cidade ganhou sedes da Receita Federal, da Justiça Federal, do Tribunal Regional do Trabalho  como também universidades aberta e presencial e outros serviços do comércio.
                 
Pouco a pouco o município  conquista uma nova fase, passa para outra etapa, avança na tecnologia, na atração de empresas, no crescimento do seu comércio, na melhoria de vida do seu povo, no aumento do seu capital, na geração de empregos e na criação de oportunidades para os jovens.
                 
Quem tem o privilegio de conhecer Estância  vai  perceber  que a cidade é acolhedora, onde reside um povo amigo, trabalhador, operário, intelectual, receptivo. Conheça um pouco mais da cidade, terra de antigos casarões coloniais, de ruas estreitas  - Duque de Caxias, Pernambuquinho, Domingos  Gordo, Formosa - de ruas com nomes de flores -  Rua da Rosa e Rua do Cravo -  registros vivo de uma época  em que os estancianos teimam em manter acesos.



Março de 2011

Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das