Pular para o conteúdo principal

O RÁDIO NO BRASIL

Imagem ilustrativa, do Google


Há 90 anos, primeira transmissão de rádio no Brasil causou espanto e medo

(07/09) O calendário marcava 7 de setembro de 1922 e comemorava o centenário da proclamação da Independência. Com discurso do então presidente Epitácio Pessoa, a primeira transmissão oficial de rádio no País foi realizada com alto-falantes espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro.

(06/09/12)

No dia 7 de setembro de 1922, o País celebrava os primeiros cem anos de existência fora das amarras do governo português. A cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, comemorava a data com alguns eventos oficiais – entre eles uma exposição que trazia, pela primeira vez ao território nacional, os principais aparelhos e instrumentos da tecnologia da radiodifusão, que já haviam atingido uma escala considerável em território norte-americano. Para demonstrar o funcionamento do principal “invento” da época, uma transmissão experimental foi realizada, tendo como palco o tradicional Teatro Municipal. Dali o público ouviu a voz do então presidente, Epitácio Pessoa, declamando as vantagens daquela nova tecnologia, seguida dos arranjos da ópera O Guarani, obra do compositor Carlos Gomes. Esses foram os sons da primeira transmissão radiofônica oficial da História do Brasil.
Se fosse possível transportar essa cena para a atualidade, 90 anos depois, as paredes do Municipal cairiam, deixando a transmissão sem barreiras geográficas. As prováveis caixas retransmissoras do som dariam lugar aos fones de ouvido de celulares ou iPods. E ninguém seria obrigado a ouvir o discurso do presidente ou ópera. As opções de emissoras, sites, canais e arquivos musicais são tantas que, talvez, sejam necessários outros 90 anos para que alguém consiga consumir tudo o que a indústria radiofônica oferece. O mais maduro dos meios eletrônicos brasileiros completa nove décadas de existência tendo como trunfo os próprios frutos de seus longos anos de experiência. Afinal, o rádio assistiu ao surgimento – e, em alguns casos, até ao declínio de diversos outros meios de comunicação. As várias “vidas” do rádio, no entanto chegam aos 90 anos em busca de um novo propósito. O meio que, historicamente, já provou sua força, entra no momento de provar que tem flexibilidade e capacidade de rever sua função, tecnologia e, até mesmo, a sua concepção.
Confira na linha do tempo abaixo os principais momentos e fatos que marcaram a História do meio rádio em seus 90 anos de existência:
1983 – Do alto da Avenida Paulista, o padre gaúcho Landell de Moura realiza a primeira experiência radio-telefônica no Brasil, transmitindo um sinal de voz até o Morro de Santana – uma distância de oito quilômetros. Embora difira do modelo de transmissão de rádio, o experimento de Landell é considerado o passo inicial do meio Rádio no País.
1922 – Em setembro de 1922, quando o Brasil celebrava o centenário de sua independência, uma feira comemorativa, no Rio de Janeiro, trouxe aquilo que era o assunto do momento nos Estados Unidos: a tecnologia da radiodifusão e seus aparelhos. Uma transmissão experimental foi realizada direto do Teatro Municipal. O público ouviu o pronunciamento do presidente Epitácio Pessoa e a ópera o Guarani, de Carlos Gomes.
1923 – Empolgado com a inovação mostrada na feira, o médico e professor Roquette Pinto convence a Academia Brasileira de Ciência a adquirir os primeiros equipamentos de rádio, criando, na sequência, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora do Brasil. Sua programação era composta de ópera e recitais de poesia.
1924 – No dia 1º de junho é fundada a Rádio Clube do Brasil, a primeira do País que conseguiria autorização do governo para transmitir anúncios publicitários e contar com a participação de artistas. Nessa época, a exploração publicitária nas transmissões radiofônicas ainda era proibida.
1927 – O advento das mesas de controle de som (que permitiam que um toca-discofosse executado diretamente, sem a necessidade de captação do áudio via microfone)marca o início da era eletrônica do rádio.
1930 – O rádio começava, aos poucos, a se tornar um veículo mais popular. Em SãoPaulo, porém, o prelo de um aparelho ainda correspondia a quase um sexto da rendamensal de uma família de classe média da época.
1931 – Nasce a Rádio Record, em São Paulo.
1932 – O governo do presidente Getúlio Vargas autoriza as inserções publicitárias, inaugurando assim o atual modelo de mídia comercial. Na época, somente 10% da grade poderia ser ocupada por comerciais (atualmente, esse índice é de 25%). Nesse mesmo ano, o governo também passa a distribuir concessões de canais a empresas privadas e a indivíduos.
1934 – Algumas emissoras, como a Philips, começam a explorar os anúncios publicitários de outra maneira. Os apresentadores Adhemar Casé e Nássara criam os primeiros modelos de jingles publicitários. É inaugurada a Rádio Mayrink Veiga, que seria uma das maiores emissoras do Rio de Janeiro.
1936 – Entra no ar a Rádio Nacional, que seria a de maior sucesso na chamada ‘Era de Outo’ do meio no Brasil. Responsável pelo lançamento dos maiores nomes da música nacional, conquistou tanto sucesso que chegou a ser utilizada pelo presidente Vargas como ponto de apoio de sua campanha política.
1937 – Assis Chateaubriand inaugura a rádio Tupi, uma das maiores do Brasil.
1941 – Entra no ar o Repórter Esso, o primeiro programa de jornalismo da História do rádio brasileiro. Patrocinado pela Esso do Brasil, contava com um repórter que informava as principais notícias do dia, com destaque para a participação do País na Segunda Guerra Mundial. Após a exibição de diversos radioteatros, a Rádio Nacional veicula a primeira radionovela do País: Em Busca da Felicidade.
1944 – No Rio de Janeiro é inaugurada a Rádio Globo.
1948 – Inicia-se a fase áurea dos programas de auditório, na qual nomes como Emilinha Borba, Marlene e Dalva de Oliveira cativavam os ouvidos e a imaginação dos ouvintes.
1951 – A radionovela O Direito de Nascer se torna o primeiro fenômeno de audiência do rádio brasileiro. A Rádio Nacional ficou em destaque com a exibição de 314 capítulos, que mantiveram a novela no ar por mais de três anos.
1962 – É realizada a primeira transmissão de rádio via satélite. Em novembro, é criada a a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
1968 – Chega ao fim a era do Repórter Esso no rádio. Após apresentar o programa por muitos anos, o locutor Gontijo Theodoro despede-se do público.
1970 – Ainda de forma tímida, as emissoras de frequência FM começam a se instalar no País. 1991 – Com o slogan “A Rádio que Toca Notícia”, o Sistema Globo de Rádio inaugura a CBN, com a proposta de veicular jornalismo 24 horas por dia.
1995 – Com a difusão da internet no Brasil, inicia-se a era da transmissão das emissoras para o ambiente online. De início com sites tímidos e de poucas funcionalidades, as rádios foram, aos poucos, fazendo da web uma extensão do dial.
1996 – A CBN é a primeira rádio de notícias a ser transmitida na frequência FM.
2004 – A operadora de telefonia Oi dá o passo inicial da nova era das rádios customizadas, com a participação de anunciantes que dão nome e estilo ás emissoras. Na sequência, surgiram outros exemplos, como a Sul-América Trânsito, Sul-América Paradiso, Mitsubishi FM, Fast 89, entre outras.
2012 – No momento em que completa 90 anos, o rádio atravessa a fase final da definição de seu modelo digital. Governo promete que, até o fim do ano, as diretrizes para a digitalização estejam definidas. Nesse mesmo ano, também, o País ganha o primeiro Grand Prix de rádio no Festival de Criatividade de Cannes. A peça vencedora foi desenvolvida pela Talent para a revista Go Outside, que usava uma frequência radiofônica imperceptível ao ouvido humano, mas que conseguia ter um efeito repelente aos mosquitos. (Meio & Mensagem)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das