Exibição de espadas |
Foram mais de 30 dias de festa, de alegrias e encanto que encheram os corações dos estancianos e visitantes que tiveram a oportunidade de desfrutarem do São João de Estância. Podemos dizer, sem sombra de duvida, que Estância realizou um dos festejos juninos mais encantadores do Brasil, onde foi reunido um conjunto de bens culturais e de envolvimento da sociedade. Dos 75 municípios sergipanos, Estância é o único a promover um período festivo de trinta dias.
A Prefeitura Municipal trabalhou de forma organizada para coordenar uma mega festa que ofereceu aos munícipes e visitantes muitas alegrias e atrativos. O sucesso da festa foi alcançado em função da união de todas as Secretarias Municipais, cada uma atuando de forma precisa e uníssona.
Para dar vida a esse universo junino foram contratados: 60 trios pés de serras, 04 quadrilhas juninas, 09 batucadas (samba de coco), 02 reisados; 16 concursos culturais, incluindo a escolha das rainhas adulta e mirim do São João; realizados os projetos do São João no Campo (zona rural) e São João nos Bairros; contratados o trenzinho do forró e charretes para passeios com os foliões; realizados vários arrastões juninos: da saúde, dos idosos, do clube dos amigos, dos blocos alternativos, da CDL; realizadas etapas do concurso de quadrilhas, Levanta a Poeira, da TV Sergipe; construída a cidade cenográfica (arraial do progresso); soltura de barcos de fogo, espadas e buscapés em diversos pontos da cidade e forró todas as noite no arraial do progresso onde os casais dançaram e puderam comprovar o quão grande é o São João de Estância.
Promover um São João com a dimensão do de Estância, tenha certeza, é uma tarefa de suar a camisa, mas gratificante. O prefeito Ivan Leite não mediu esforços para presentear à população com a realização de um São João focado no cultural; prova disso é que por mais um ano a TV GLOBO colocou como pauta da sua programação os festejos juninos de Estância. Já são seis anos consecutivos que Estância mostra sua cultura em circuito nacional; o barco de fogo, as espadas, as comidas típicas, os grupos culturais, o fabrico da pólvora, todo esse universo é valorizado pelos meios de comunicação do Sul e do Sudeste.
A prefeitura atuou em parceria com os empresários que decoraram suas lojas; com os gerentes das agencias bancárias; com os donos de postos de gasolina; com os diretores das escolas locais; com os moradores que enfeitaram suas ruas; com as escolas que realizaram arrastões juninos; com a CDL que promoveu o arrastão do comércio; com os blocos alternativos que saíram às ruas; com os idosos que saíram em arrastão; com o grande público que compareceu às praças, ao forródromo, ao arraial; com inúmeros jornalistas vindos de outros estados e regiões a fim de conhecer nossa cultura maior, o barco de fogo; com a Rádio Esperança que promoveu o festival de sanfoneiros; com os municípios de Cristinápolis e Tomar do Gerú que enviaram as suas quadrilhas juninas.
Cultura Popular |
Tenha certeza de que o São João de Estância possui algo diferente dos demais por aí a fora que é o encanto de reunir em um só lugar as manifestações populares que foram resgatadas e valorizadas pelo atual gestor municipal.
O prefeito Ivan Leite, satisfeito com o sucesso do São João, agradece a cada um que se somou: Governo Federal, Governo do Estado, Banese, GBARBOSA, Petrobrás, Banco do Nordeste, Sulgipe, agentes culturais, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SMTT, que se somaram no sentido de contribuíram para que o São João de Estância continue um dos melhores do Brasil.
Comentários