Pular para o conteúdo principal

Brasil: Cem anos de Jorge Amado

Descrição: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/uploads/noticias/big_1313068176_6510_220px-Jorge_amado.jpg

As comemorações do centenário de Jorge Amado começaram esta semana em Salvador, na Bahia, Estado onde o autor nasceu e escreveu grande parte de suas obras utilizando-o como fonte de inspiração para as suas personagens.

Nesta quarta-feira, o escritor baiano teria completado 99 anos se estivesse vivo. A data marcou o pontapé inicial das comemorações que se estenderão até 2012.

Os 100 anos serão lembrados com uma série de homenagens ao escritor falecido em 2001, com acções na cidade de Salvador e em cidades do interior.

A Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, já abriu as suas portas nesta quarta-feira, desde cedo, para anunciar o início do Ano Jorge Amado.

Nesta quarta-feira, a primeira grande acção ocorreu no Teatro Castro Alves, o mais famoso de Salvador, que contou com a presença especial do escritor moçambicano Mia Couto,que fez uma conferência sobre o tema "Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado em África", propondo uma leitura africana da obra do autor baiano.

No "hall" do próprio Teatro Castro Alves, foi inaugurada a exposição "100 + 100", composta pelas ilustrações que o artista plástico Carybé fez para a obra de Jorge Amado.

As ilustrações expostas fazem menção aos trabalhos realizados por Carybé para quatro obras do amigo Jorge:
"Jubiabá", "O Sumiço da Santa", "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" e "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água", livros nos quais Carybé não só criou a arte para as capas, como também fez uma série de ilustrações internas.

As homenagens a Jorge Amado não ficarão restritas apenas à capital baiana.

Amado nasceu em Itabuna, sul do Estado da Bahia, a 10 de agosto de 1912, e fez da região produtora de cacau o cenário principal de algumas das suas histórias, como no livro "Gabriela, Cravo e Canela".

Em Ilhéus, a 460 quilómetros de Salvador, as homenagens já começaram nesta quarta-feira com uma alvorada de fogos às sete horas da manhã, seguida de um ato ecuménico na Catedral de São Sebastião.

A programação se estende ao longo de todo o mês de Agosto em Ilhéus e inclui exposição, saraus literários e oficinas, além do espectáculo teatral "Dona Flor e Seus Dois Maridos".

Outras cidades baianas também preparam uma programação para homenagear o escritor.

Em Vitória da Conquista a 500 quilómetros de Salvador, ocorrerá o "XX Encontro de Leitura: Centenário de Jorge Amado entre Saberes e Sabores", que começa a 30 de Agosto.

Em Novembro, a cidade de Jequié, a 365 quilómetros de Salvador, promove a conferência "O Candomblé na produção literária de Jorge Amado", com o escritor Domingos Ailton, membro fundador da Academia de Letras de Jequié e mestre em Memória Social e Documento.

A obra literária de Jorge Amado teve inúmeras adaptações tanto para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.

Ademais, Jorge Amado é o autor mais adaptado da televisão brasileira com sucessos como "Tieta do Agreste", "Gabriela, Cravo e Canela", "Teresa Batista Cansada de Guerra", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Tenda dos Milagres".

Os seus livros foram traduzidos para 49 idiomas e distribuídos em 55 países, tendo exemplares também em braille e em fitas gravadas para cegos.

Em 1994, foi galardoado com o Prémio Camões, o "Nobel" da língua portuguesa.

Fonte: Agência Lusa/Expresso das Ilhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das