Ator Paulo Ricardo interpretando para o AME-SE, uma grande performace da arte cênica |
O ator estanciano de teatro, Paulo Ricardo vai interpretar o poema "O que te trai te fortalece", do poeta Genílson Máximo, no Festival de Poesia Falada de Estância (FESPOFALE), que vai acontecer no próximo dia 05 de maio, por ocasião das festividades de Aniversário da Cidade de Estância (164 anos). Doze obras de poetas locais e de outras cidades estarão concorrendo. A exibição do espetáculo acontecerá no auditório do Fórum Ministro Heytor de Souza, à noite.
O FESPOFALE este ano atinge a 30º edição. Coordenado pelo Clube dos Poetas que tem à frente o poeta Souza, o FESPOFALE é hoje o único evento da natureza realizado no estado e faz parte do Calendário Cultural do município.
Paulo Ricardo é um dos atores de destaques da cidade de Estância, fruto das oficinas de teatro promovidas pela Prefeitura Municipal, no governo Ivan Leite. Ricardo tem participado de inúmeros espetáculos apresentados na capital, é um dos talentos que engrandecem a cultura estanciana.
O FESPOFALE foi criado pelos poetas Genilson e Anoel no início dos anos oitenta, com a finalidade de revelar talentos, por entenderem que Estância é Berço da Cultura e que muitas pessoas produziam poesias e não as tornavam públicas por falta de oportunidades. "Então, nós criamos esse canal, fomos às escolas, de sala em sala, conversamos com professores e alunos. Havia resistência nas escolas particulares, nas escolas públicas fomos bem recebidos, às pessoas ainda assustadas não enetendiam, outras faziam gracejos', lembra o poeta Genílson.
À época as inscrições foram abertas na Biblioteca Pública Mons. Silveira, tarefa que contou com a ajuda do jornalista Daniel Reis (Carlos Tadeu); outras pessoas também acreditaram no projeto como o empresário Hermolao (Brahma), o Bradesco, a Prefeitura que contribuiram com prêmios, medalhas e divulgação.
A primeira edição do FESPOFALE (1984) foi realizada no auditório do SESI, às 10h da manhã. Casa cheia, as músicas que serviram de fundo foram reproduzidas ao piano pela professora de música Dona Suzete (My Way, Carruagem de fogo, Love Story, etc.). Os poetas e os intérpretes declamavam ao vivo, sem ajuda de cenário, sem iluminação, sem ambientação cênica, no seco, no tet a tet. Arrancavam calorosos aplausos da plateia que lotara o salão. - A ideia da criação do FESPOFALE foi abraçada por Estância.
Poetas como Dailton Contador, Maurício, Gina, Georgina, Edvaldo, Tarquínio, Emanuel Clementino, Paulo César (Tancredinho), Venina, Claudionor Dórea, Márcia, Nadiselma, Cláudio e tantos outros, foram os pioneiros daquela época. A segunda edição do FESPOFALE ainda foi realizada pelos poetas Genilson e Anoel, nos anos seguintes foi encampado pela Prefeitura, depois assumido pelo Clube dos Poetas. Hoje o FESPOFALE faz parte do Calendário Cultural de Estância, revelou centenas de poetas, tem muita gente nova que faz parte do evento...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Marcadores
Notícia
Marcadores:
Notícia
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários