Pular para o conteúdo principal

CLARA NUNES ESTÁ VIVA EM NOSSOS CORAÇÕES

Clara,  uma sambista mineira

Quem é de samba sabe que uma das maiores intérpretes da MPB foi e continua sendo a mineira Clara Nunes.  Sua bela voz (inconfundível) continua acesa nas lembranças de milhões de pessoas que ouviram suas músicas como: ‘Morena de Angola’, ‘Canto das Três Raças’, ‘As Forças da Natureza’ e tantas outras.



Clara Nunes começou cedo a sua paixão pela música. Na sua cidadezinha participara de corais, de concursos de calouros e sempre os vencia.  Aos 14 anos trabalhou em fábrica de tecidos, e lá no interior de Minas viveu até os 16 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro (Copacabana) onde consagrou sua trajetória como uma das maiores cantoras de samba; foi uma artista participativa em programas de rádio e de TV.



Clara Nunes passou a ser artista exclusiva da gravadora EMI, onde emplacou grandes sucessos que marcaram a sua carreira, por exemplo, o samba ‘Canto das Três Raças’, foram vendidas mais de um milhão e duzentas mil cópias. Clara quebrou o tabu da época em que diziam que samba na voz de mulher não fazia sucesso e pouco tinha comércio.



Doze anos após sua morte, um grupo de cantores lhe prestou um tributo, foi produzido um LP (long-play) composto de 14 faixas, gravado pela EMI batizado por “CLARA NUNES COM VIDA”, sob a coordenação de Paulo César Pinheiro (viúvo) e José Milton. Esse LP vendeu mais de 205 mil cópias. Cantores como: Alcione, Ângela Maria, Chico Buarque, Elba Ramalho, Emílio Santiago, Gilberto Gil, João Bosco, João Nogueira, Marisa Gata Mansa, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Paulinho da Viola e Roberto Ribeiro participam (só tem feras).



Na madrugada do sábado de Aleluia de 2 de abril de 1983, a poucos meses de completar 40 anos, Clara Nunes entrou oficialmente em óbito, vítima de um choque anafilático. A sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro na época foi arquivada, o que geraria por muitos anos suspeitas sobre as causas da morte da cantora. O corpo da cantora foi velado por mais de 50 mil pessoas na quadra da escola de samba Portela. O sepultamento no Cemitério São João Batista foi acompanhado por uma multidão de fãs e amigos. 

Clara nasceu em 12 de agosto  de 1943 e faleceu em 02 e abril de 1983, há  30 anos.

AS FORÇAS DA NATUREZA - CLARA NUNES E JOÃO NOGUEIRA
Por:Genílson Máximo



Comentários

Galex disse…
Parabéns pela lembrança da grande e inesquecível CLARA NUNES, que tanto marcou minha vida, desde criança, e quem eu tive a chance de ver cantar ao vivo. Tenho todos os discos dela.
#
Sua bela voz continua acesa na lembrança de milhões de pessoas que ouviram suas músicas, como: ‘Morena de Angola’, ‘Canto das Três Raças’, ‘As Forças da Natureza’ e tantas outras.
#
http://renascimentodesandy.blogspot.com.br/2013/02/dica-musical-conto-de-areia-clara-nunes.html
#
Alex Acioli - Macapá

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das