Pular para o conteúdo principal

Major Osvaldo: “Em amor a Estância, ninguém me excede”.




Num dia desses, enquanto organizava meus livros, deparei-me com uma obra que descansava na estante há muito tempo. Era um livro da autoria do escritor estanciano Major Osvaldo. Essa descoberta trouxe à tona memórias relacionadas a um acontecimento de tempos atrás, quando um senhor simpático estacionou em frente à minha casa por volta das duas da tarde.  Uma voz desconhecida perguntava a meu vizinho sobre a localização da minha residência. Olhai pela janela e vi um homem de cabelos brancos, aparência afável e corpo franzino, que disse: “Vim aqui lhe conhecer pessoalmente. Pois, já ouvir falar muito da sua pessoa através dos jornais”. Escrevi para os jornais ‘Nosso Jornal’, ‘Folha Trabalhista’ e ‘Gazeta de Estância’. Convidei para entrar. Ele estava acompanhado de dona Edneuza da Farmácia, sua amiga de longa data.

Nossa conversa se estendeu por aproximadamente duas horas, abordando uma variedade de assuntos. Nesse entremeio ele me presenteou com um livro da autoria intitulado “Estância Folclórica”. O livro reúne uma coleção de crônicas que retratam suas memórias vividas em Estância. Uma frase do livro revela o amor profundo que autor nutria pela cidade: “Em amor a Estância, ninguém me excede”.

É possível que os jovens de hoje desconheçam a trajetória do Major Oswaldo Freire da Fonseca, nascido em Estância em 05 de dezembro de 1912. Ele provinha de uma família humilde e, ao longo dos anos, ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro, alcançando a patente de Major.

Naveguei nas lembranças das visitas que fiz à Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Silveira, na década de oitenta, nas conversas com Carlos Tadeu, diretor da biblioteca, sabia das doações de enciclopédias feitas pelo Major Osvaldo.

Major Osvaldo também contribuiu significativamente com os jornais locais, enriquecendo suas páginas com artigos, matérias e crônicas publicadas no ‘Folha Trabalhista’ e ‘Gazeta de Estância’. Ele também deixou sua marca em Jacutinga (MG), onde exerceu o cargo de Prefeito. Além das doações feitas à biblioteca municipal, também ajudou a centenária Lira Carlos Gomes, sua foto está entre a galeria dos ex- presidentes e colabores.

Durante nossa loquacidade, o Major Osvaldo revelou: “Estou fazendo essa visita sabendo que talvez não tenha outra oportunidade de estar em Estância. Minha saúde está frágil, mas estando na cidade de Estância fiz questão de conhecê-lo pessoalmente.”

Infelizmente, o Major Osvaldo faleceu no dia 13 de novembro de 2001, após um acidente ocorrido em sua própria casa, na cidade de Jacutinga (MG). Ele foi hospitalizado e não resistiu. Dedico essa crônica em memória desse notável estanciano.




Autor: Genílson Máximo

 

Por: Genílson Máximo

Em 03 de junho de 2018.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das