Pular para o conteúdo principal

Mães reclamam da Prefeitura de Estância por manter creche fechada




Creche da Rua Nova
As creches de Estância atendem aproximadamente a 500 crianças diariamente. Mães que trabalham fora têm nessas instituições a garantia de deixarem  seus filhos enquanto precisam se ausentar para garantir o sustento da família. Essas creches estão instaladas em locais como: Conjunto Valadares, Bairro Alecrim, Bairro Cidade Nova, Conjunto Santo Antônio, Rua Nova e no CAIC Jorge Amado.

A Secretaria Municipal de Educação não autorizou ainda a abertura das referidas o que  vem prejudicando as mães que reclamam  da demora. Algumas mães  que não têm com quem deixar os filhos  reclamam do medo de perder o emprego porque terminam tendo que cuidar pessoalmente dos filho, e, assim, faltando ao trabalho.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação que nos informou que o motivo  das creches ainda não estarem abertas é por que a Prefeitura está efetuando as licitações de  materiais pertinentes ao funcionamento. Disse que não há uma previsão,  que a secretária  municipal da Educação vai  conceder entrevista à Imprensa na próxima semana.  Revelou ainda que a secretária está visitando os prédios das creches, algumas precisam de reparos, mas que  depois do carnaval é possível que sejam abertas.

Texto da ex-secretária municipal de Educação, Adriana Cléa, postado no Face. "Quanto às creches, ficou um estoque que daria para pelo menos 15 dias, isso foi avisado a equipe de transição e quando questionados sobre as licitações para continuidade dos serviços (na 1ª reunião de transição) a equipe do prefeito eleito deixou claro que não deveríamos licitar, pois seriam comprados pela nova equipe. 

Enquanto a prefeitura  prolonga a demora para por as creches em atividades, mães enfrentam dificuldades para continuar trabalhando  sem ter onde deixar seus filhos. Na gestão anterior essas creches funcionaram normalmente sem  dificuldade alguma.


Por: Genílson Máximo