Pular para o conteúdo principal

Uso em excesso de tecnologia pode prejudicar relacionamentos, afirma psicóloga



No Brasil existem mais aparelhos eletrônicos do que pessoas. O setor de tecnologia bate recorde de vendas. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações mostram que para cada grupo de cem pessoas, existem cento e vinte nove aparelhos. A psicóloga Sissa de Assis, da defensoria pública do DF, explica que o uso dos mecanismos tecnológicos pode prejudicar a vida das pessoas:

"A gente entende que os mecanismos tecnológicos são uma mudança social; assim como a televisão foi uma mudança e toda essa questão é uma mudança e é um meio de comunicação muito forte. Então, isso se tornou parte da identidade de muitas pessoas. Acho começa a prejudicar a partir do momento em que ela substitui todas as formas de relações interpessoais por mecanismos tecnológicos. A dica principal é saber o que está faltando, o porquê que a internet está sendo tão utilizada. Então, procurar sim um acompanhamento psicológico. Se não souber resolver essa questão sozinho, procurar atendimento psicológico, pra procurar resolver essa situação".

A publicitária Karine Pereira de 20 anos é uma dessas pessoas que não consegue se desgrudar do celular. Ela relata que os pais reclamam com freqüência do tempo que ela passa ao telefone:

"Meus familiares reclamam e meus amigos também pelo fato de estar usando essas novas tecnologias toda hora. Principalmente em ligações que eu estou direto, eu passo mais de uma hora, duas horas ás vezes conversando. Então eu me excluo das pessoas por estar sempre ocupada no telefone ou na internet. Para os passeios então as pessoas nem me convidam mais”, enfatizou.

De acordo com a psicóloga, a melhor forma de tratar esse vício é procurar um bom psicólogo clínico. Para as crianças, existem as clínicas-escola que podem auxiliar na melhoria dos relacionamentos com a família e com os amigos.

Fonte: Fellype Sales
Agência do Rádio Brasileiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das