Pular para o conteúdo principal

O que aconteceu com o São João prometido





Quem é estanciano sabe que os festejos juninos são dos mais desejos eventos da cidade. A pirotecnia  faz parte do DNA dos filhos da terra de Pedro Homem da Costa. Ver as ruas coloridas com bandeirolas, fogueiras  acesas nas portas, grupos folclóricos a se revezarem, o alarido do forró pelos bairros a fora, as fabriquetas de fogos, artesãos a laborarem no fabrico de espadas, de buscapés e barcos de fogo são coisas do cotidiano dessa gente que faz de Estanca a cidade mais aclamada na reverência aos Santos juninos.

Após um mês de festa, finalmente, chegamos ao final. Foram mais de 30 dias e nesse período Estância foi alvo da admiração de visitantes e  turistas. O povo  quis ver de perto o  astro maior das festividades, o Barco de Fogo,  a cada vôo no escuro da noite, suas chamas  iluminam os olhares estupefatos dos admiradores, artefato que  ganha capital de valores a cada ano e fez de Estância uma cidade conhecida nacionalmente, obra de um pescador que sonhara ser marinheiro.

Já vi São João melhor aqui na cidade. Este não foi dos piores, mas ficou distante  do prometido  pelo prefeito municipal nas entrevistas de rádio.  O São João cultural seria o grande chamariz e que a parte das bandas seria acessório.  Apesar de o prefeito se esforçar para convencer que o Cultural seria o carro-chefe  da festa,  os investimentos na contratação de bandas  mostraram que nem tudo que o se fala acontece  na pratica.

 Quem foi à praça viu um São João murcho, a maioria das noites com poucas visitantes no arraial, os vendedores da praça de alimentação a reclamarem dos prejuízos; alguns trios pé de serra de tão ruim espantavam os visitantes;  banda  que mesmo se esforçando não agradava com o repertório apresentado; na Vila do Forró  o que salvou a festa foi a apresentação de quadrilhas e  batucadas.

Na praça da prefeitura  a exibição de barcos de fogo  foi prejudicada, quando esse ia não voltava, ou queimava totalmente  na ida; o rabeio  de espadas seguido de  xabús, aflorando a decepção das pessoas que se agrupavam na praça.  Houve noite de ter cinco atrações programadas para  o arraial e na verdade só acontecerem três; ou na hora programada não acontecer nada.

É preciso que a Secretaria de Cultura  acompanhe cada passo, não só determinar, mas ver o resultado final; não vale o quantitativo, mas optar pelo qualitativo.  O São João estanciano não tem dono,  é um dos folguedos  multicultural que reúne repentistas, instrumentistas, cantadores, danças,   riquezas imateriais que revelam o quão arguto é o nosso povo. Cabe aos poderes públicos garantir os canais para que essa festa não tenha o seu brilho ofuscado.

Uma das coisas que precisam melhorar, também,  é a atuação da Secretaria de Comunicação que não promoveu coletiva  local para falar da festa; na noite da salva testemunhei colegas da imprensa local a reclamarem que não tinham recebido a credencial e nem a camisa, nem o passe de acesso ao forródromo, enquanto a imprensa da capital já estava de posse dos referidos itens. Nem por isso os colegas jornalistas deixaram de cobrir as noites festivas. 

E para dizer que não falei das flores, os shows das bandas Garota Safada e Aviões do Forró  foram dos atrativos que mais agradaram aos foliões, estes puxaram grande público para o forródromo. Quanto à questão da denuncia feita pelo Ministério Público, deixemos que esse assunto trate a Justiça. Mas, com tanta gente de parca experiência no governo não se podia esperar coisa diferente.

 Por:Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das