Pular para o conteúdo principal

REVELANDO OS BRASIS: Projeto impulsiona carreira de jovens interessados em audiovisual

inscrições até 30 de setembro
 
O projeto Revelando os Brasis leva à população das pequenas cidades brasileiras o conhecimento do mundo audiovisual. Isso é feito por meio de histórias reais ou fictícias criadas pelos próprios moradores das cidades contadas em um vídeo de quinze minutos feito para municípios com até 20 mil habitantes. A ideia é desenvolvida pelo Instituto Marlin Azul e patrocinada pela Petrobras por meio da Lei Rouanet desde a sua primeira edição. 

A quinta edição do projeto audiovisual Revelando os Brasis já está aberta. Moradores de municípios com até 20 mil habitantes podem participar. Histórias reais ou inventadas vão ser selecionadas para a realização de filmes de curta-metragem. Podem participar pessoas acima de 18 anos que tenham interesse em audiovisual. As inscrições vão até 30 de setembro. Os autores das histórias selecionadas vão passar 15 dias no Rio de Janeiro para fazer uma oficina preparatória para as filmagens. O formulário de inscrição e o regulamento podem ser preenchidos pelo site www.revelandoosbrasis.com.br.



André da Costa Pinto, foi um dos jovens selecionados na segunda etapa do programa, em 2006. Morador de Barra de São Miguel, na Paraíba, o jovem era ainda estudante de Comunicação Social quando participou do projeto. Ele produziu o documentário A Encomenda do Bicho Medonho. O vídeo conta a história do seu David Ferreira, um barbeiro que fazia objetos de madeira sem emendas. 


Ainda menino, seu David sonhou com um bicho grande, feio e 'medonho', que o mandou construir a primeira das encomendas. Esculturas de madeira sem emendas. Seu David já morreu, mas as três filhas contam com orgulho a história do pai. Uma delas, Maria Verônica, que lembra como o pai preparava as peças. "Ele saía muito caladinho de casa procurando a madeira. Depois que ele encontrava o pedaço de madeira ele pegava a faca e ia jogando com a mão. Ele dizia que não pensava o que ia fazer, não, a mão ia criando."


Seu David era casado com a tia de André da Costa, que foi selecionado pelo projeto revelando os Brasis. O jovem revela como surgiu a ideia de contar a história do tio: "Desde os sete anos de idade, ele sonhava com o danado do bicho medonho. Esse bicho fazia a encomenda de obras de arte dele, que era peça talhada de madeira. E daí, quando ele acordava no outro dia ele começava a fazer essas peças. E isso ficou na minha memória imagética desde os sete anos de idade, quando eu o vi pela primeira vez talhando. E todo esse misticismo de fazer as peças que eram únicas que nunca tinha visto no Brasil, nem no mundo falarem de nenhum trabalho como aquele foi o que me possibilitou e despertou a minha curiosidade para construir esse filme O Bicho Medonho." A experiência garantiu aprendizado audiovisual a André e fez a carreira profissional do jovem deslanchar. 



Assessoria do Revelando os Brasis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das