Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DEIXA ESTÂNCIA SEM RÉVEILLON

Foto arquivo - Réveillon 2012/2013
Por: Genílson Máximo
É sabido que as pessoas preferem o litoral para festejar a transição de anos. As Praias de Abais, Saco e Dunas são as preferidas dos estancianos e cidades vizinhas como Boquim, Santa Luzia, Indiaroba, Umbaúba, Itabaianinha, Pedrinhas, até da Bahia, a exemplo de Rio Real, Jandaíra e outras, lotando esses locais com imensa presença humana, onde o incentivo da Prefeitura é de suma importância.

A Prefeitura de Estância, por meio da sua Comunicação, no decorrer dessa semana noticiou que não faria a festa de Réveillon nas praias. A notícia caiu como um balde de gelo sobre a população que tem na festa um meio de ganhar a vida. Uma categoria que ficou P da vida foi a dos barraqueiros que investiu na compra de bebidas e comidas para abastecer o evento e pode ter problemas; além de prejuízos à cooperativa de transportes e aos donos de hotéis que podem ficar a ver navio. E por conta de uma determinação do Poder Judiciário, está proibida a utilização de sons como os chamados Paredões que agiam como coadjuvantes na animação.

Por muitas décadas o réveillon de Estância fora uma das melhores alternativas de virada de ano desde os governos de José Nelson, de Gevani Bento e por oito anos ininterruptos na gestão do ex-prefeito Ivan Leite. No último ano da gestão passada, Ivan Leite bancou a festa com recursos pessoais; atrações como Banda Prathiter, Banda Forró da Folha e Doce Sedução animaram a noite de ano-bom. O governo estava no fim, mas Ivan foi sensível e não deixou a festa sem acontecer.

Esta decisão do gestor municipal produz uma avaliação negativa do Governo. Não dá para entender como são gastos cerca de 250 mil reais na ornamentação natalina e deixar de realizar a festa de réveillon que tem o mesmo peso cultural na crença dos cristãos. Cidades de menor porte como Itaporanga e Tomar do Geru dão um puxão de orelha na gestão local. Estância vai na contramão e dá um banho de água gelada nos seus munícipes, inclusive naqueles que engrossavam o coro ‘Agora Pode’. É preciso que a gestão municipal dê uma explicação mais detalhada e que seja convincente. 

Não vamos aqui fazer comparações, mas, citarmos como referencial: na gestão do ex-prefeito Ivan Leite as Praias de Abais, Saco e Povoado Farnaval foram palcos de animadas festas de réveillon durante oito anos; na Praia de Abais a presença humana era de aproximadamente 40 mil pessoas; já a Praia do Saco e o Povoado Farnaval eram tomadas por centenas foliões alegres. 

Em seus discursos de campanha, o atual prefeito dissera: “O lucro de uma prefeitura é o bem-estar do seu povo”. Este é o momento, doutor Carlos, de fazer valer o que prometera: dizia Ulisses Guimarães: “Quem vai na frente bebe água limpa.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das