Pular para o conteúdo principal

SE O BRASILEIRO GOSTASSE DE POLÍTICA COMO DE FUTEBOL



É sabido que futebol e carnaval são  duas diversões de maior público neste país. Depois vem praia e novela. Mas, quando se fala de política, a grande maioria encara o assunto olhando de lado.  Não dá a devida importância e nem  se atém que a política é a responsável pelo custo de vida. O poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, no texto da sua autoria   "O Analfabeto Político"  define bem as pessoas que não vêem a política com bons olhos. "O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos  os bandidos"...

Estância é cidade de  expressivo  passado   político com  o senador Júlio Leite, deputado federal Leopoldo Souza, prefeitos  Pedro Soares, Núbia Nabuco, Manoel Pascoal Nabuco, Humberto Ferreira entre outros. O estanciano é um povo  culto e inteligente  e  traz no âmbito  da alma o sentimento de independência política e já deu provas que não  é um eleitorado  de cabresto.

Atualmente o município reúne aproximadamente 42 mil eleitores, com uma população de quase 70 mil habitantes. Este número  é cobiçado  por todos os concorrentes como se fosse a última bolacha do pacote. Neste pleito a cidade apresenta três nomes que disputam uma vaga na Alessembleia Legislativa - Dominguinhos, 13000 (PT); Jorge da Cidade Nova, 50.000 (PSOL) e Gilson Andrade, 36123 (PTC) que busca garantir a reeleição.

A cerca de 50 dias da eleição  nota-se que a campanha eleitoral ainda não encheu as ruas da cidade. Neste entremeio, o eleitor também não tem revelado entusiasmo. É uma eleição diferente das tradicionais, atípica.   Os candidatos estão priorizando os programas de rádios, de TVs, na certeza de convencer o eleitor. É presumível que nem façam comícios. O momento convida o eleitor  a estar atento ao que dizem os candidatos seja na esfera estadual ou federal.  Não é aconselhável ir às urnas sem conhecer a plataforma de cada um que coloca o nome na disputa.

A Rádio Marazul FM, através do programa Dia Dia Notícias, tem dado importante contribuição  para clarear ainda mais a mente do eleitor sobre o que pensam estes candidatos.  Após ouvi-los, deu para fazer uma avaliação. O candidato do PSOL deixou a desejar: não  apresentou  novas idéias e nem  conseguiu revelar o porquê de o eleitor votar em seu nome. O candidato do PT foi mais feliz, conseguiu abordar assuntos que estão acesos no desejo do povo. Mas, enveredou em  tecer ataques ao seu principal adversário e não é isto que o eleitor quer ouvir. O candidato do PTC  discorreu acerca do seu trabalho como deputado, expôs seus projetos, disse  da sua lide social e não teceu ataques aos adversários. Entretanto, não revelou quais as  novas idéias para o próximo mandato.

Na eleição de 2010, Estância apresentou  três nomes: Zé Magno, Cristóvão Freire e Gilson Andrade. O médico Gilson Andrade recebeu apoio do  então prefeito Ivan Leite e auferiu mais de onze mil votos.  Vale lembrar que naquela eleição nomes como o de Ana Lúcia, João Daniel, Garibalde, Zezinho Guimarães foram bem votados no município.   

Diante do presente quadro é aconselhável  votar  com os candidatos  "de casa"   que votar em candidatos de fora  pois,   eleitos,  desaparecem igual fumaça. E pior que estes são os mercadores do voto popular. Já são vistos rua a cima rua abaixo com o santinho de mão em mão e o "faz-me rir" no fundo do bolso.

Se ainda há alguém que afirme não gostar de política partidária é hora de mudar de opinião, pois vai continuar morando num país que é governado por políticos e entre estes há  muitos que merecem estar fora da vida pública. Você pode fazer a diferença.


Redação/Parabólica News

Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das