Pular para o conteúdo principal

Equipe do Gonzagão foi das mais animadas da Cavalgada de Santo Antônio

"Levamos para a rua nossa cultura popular", disse Pedro Benjamin

Equipe do Gonzagão animada e pé quente

Domingo, 14, a cidade de Estância vivenciou um dos mais expressivos eventos da cultura rural, a 21ª Cavalgada de Santo Antônio.    Uma festa que tem marca indelével no calendário junino, quiçá, com proporções que superam outras festas do período. As ruas foram tomadas por centenas de cavalos e animadas comitivas que também marcaram presença.

A cada ano a cavalgada toma mais corpo, seduz ainda mais visitantes, cavaleiros, amazonas e admiradores; atrai participantes dos iniciantes aos mais experientes. Caminhões e tratores agrícolas também são decorados à moda junina e transformados em arraiais itinerantes, agrupam inúmeras pessoas que se divertem em grupo, formatando uma integração social indescritível.

Estar no meio do evento hípico é o desejo de muitos. As raças se misturam do mangalarda ao pangaré.  As pessoas que não têm cavalo se organizam em comitivas e em cima de caminhões dão brilho ao evento. Para atender parte dessa demanda, o vereador Pedro Benjamin organizou a “Equipe do Gonzagão” composta por cerca de 70 pessoas dispostas a liberar energia por mais de três horas.  
"O firim-fomfom" da sanfona do Gonzagão 

Para comportar os convidados, montou um arraial itinerante improvisado sobre a carroceria de um caminhão que recebeu decoração junina, com alusão a Santo Antônio, São João e São Pedro, além da homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, por meio de bonecos em tamanho real retratando o sanfoneiro, o zabumbeiro e o tringlista, confeccionados pelo artista plástico Robson De Fran.

O vereador anfitrião não economizou na recepção. A dispensa estava bem servida. Ao som do forró pé de serra, os membros da equipe desfrutaram de licores, amendoim, bolos de milho, de puba, de leite, salgadinhos, refrigerantes e cerveja. A equipe do Gonzagão, por conta da alegria expressada, foi aplaudida por onde passou, vista como das mais animadas do cortejo.  

“Nosso caminhão veio todo ornamentado, a equipe uniformizada, estamos valorizando nossa cultura popular. Nós trazemos três esculturas que retratam o trio pé de serra, feitas pelo artista plástico Robson de Fran; valorizamos também outro artista de Estância, Toinho Pintor, que produziu as bandeiras dos três Santos juninos e valorizamos ainda Dona Marluce, artesã do Bairro Bonfim, que confeccionou a boneca Rainha do Gonzagão. Eu não podia deixar de fora nossos artistas estancianos”, salientou Pedro Benjamin.


A animação da Equipe do Gonzagão foi mesmo descomunal: público jovem, animado, irmanado, a dançar, a cantar, a postar fotos nas redes sociais, tudo sob a coordenação do jovem líder Benjamin que tem nohall em promover festas. Além de todo esse conjunto de elementos, não faltaram os fogos de estampidos (rojões) e de artifícios soltos para o alto clareando o negro da noite.

No percurso da cavalgada – do Bairro Alagoas ao centro comercial - os jovens exibiam os seus potentes paredões a cada esquina. A população se perfilava nas portas a contemplar a parada. O tropel se misturou ao som do trio elétrico que puxava a multidão de adeptos da cavalgada. Ao fazer o circuito, o vereador Benjamin recebeu o cumprimento dos munícipes e calorosos aplausos por conta da expressão cultural que continha a sua comitiva.


O presidente do Comitê Organizador, Filadelfo Alexandre, atual vice-prefeito, lembra que a cavalgada começou há 21 anos com alguns amigos que se reuniram para passear pela cidade a cavalo e terminou transformada em um evento de tradição que é tão esperada pelos amantes da montaria. A referida cavalgada faz parte do menu da programação junina e recebe apoio da Prefeitura de Estância. “Se Deus permitir no próximo ano iremos mais uma vez abrilhantar a cavalgada com nossa equipe, vamos continuar com a mesma alegria e valorizando nossos artistas e nossa cultura popular”, reforçou o vereador festeiro.



Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das