Pular para o conteúdo principal

FOI UM BOM COMÍCIO, MAS DE SITUAÇÕES INUSITADAS

Crônica
(Foto ilustração: Google)


Na década de 80, durante a efervescência de uma campanha eleitoral, fui convidado a participar do comício de um político local bastante conhecido. O evento foi realizado em frente ao Hotel Dom Bosco, em palco improvisado sobre a carroceria de um caminhão, voltado para a Praça do Amparo. Era noite de quarta-feira, a rua estava repleta de espectadores, criando um ambiente festivo para os moradores da localidade.

Naquela época, era permitida a distribuição de brindes como camisetas, bonés e realização de shows artísticos. A rua estava decorada com cartazes dos candidatos a prefeito e vereador, imagens coladas nas paredes, postes enfeitados com bandeirinhas suspensas em cordões cruzando de um lado para o outro. A iluminação amplificava o cenário proporcionando o ambiente perfeito para o evento político.

Os candidatos a vereador circulavam entre o público, distribuindo panfletos, cumprimentando eleitores e apresentando suas metas. Alguns, com recursos mais abundantes, faziam ofertas extravagantes para conquistar votos: frangos abatidos, materiais de construção, utensílios domésticos e até mesmo próteses dentárias. Cabos eleitorais, tanto homens quanto mulheres, se empenhavam fervorosamente. Os futuros parlamentares competiam pela atenção dos eleitores como noivas ansiosas na noite de núpcias.

Um conhecido amigo da cidade, Arivaldo, morador do bairro Botequim, tinha uma resposta astuta quando questionado sobre seu candidato: "Ninguém ainda veio conversar comigo" (resposta acompanhada de movimento com o polegar e o indicador).

Naquela noite, o entretenimento era o cantor de emboladas Zequinha Repentista, residente no bairro do Porto D'Areia, que apresentou uma série de emboladas em exaltação ao candidato majoritário.

Subi no palco improvisado (carroceria de caminhão), fiquei sentado atrás. O locutor-apresentador, Tuty, convidou o primeiro orador, que não era candidato, mas sim, um apoiador, que estava mais enfeitado que carroça de cigano. Parecia estar em transe, discursava sem parar. Alguém da coordenação da campanha, discretamente, sinalizou para ele encerrar a oratória, mas o homem estava desembestado.

Arivaldo, sempre brincalhão, em cima da carroceria também, interveio: deu uma dedada no fiofó do orador, que o fez se assustar, em meio ao espanto, sua prótese dentária pulou da boca — um momento de leve descontração para o público -, o orador, rapidamente, se abaixou para pegá-la, quando a costura traseira de suas calças cedeu, provocando risadas no palco.

Sem se deixar abalar pela situação, ele recolocou a prótese, ajeitou suas calças, apertou o cinto e, para surpresa geral, a fivela se soltou (outra cena hilária). Com uma mão no microfone e a outra segurando as calças, ele concluiu seu discurso. Um cidadão conhecido como Mingo, da Cidade Nova, diante da cena, não conteve a zombaria e brincou: "Eh, peida, Lídia".


Por: Genílson Máximo

Abril de 2017

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das