Pular para o conteúdo principal

Projeto de Reciclagem comemora 11 anos



Pedro Benjamin, homem de visão social





Um dos grandes desafios do mundo atual é o que fazer com as toneladas de lixo produzidas diariamente em todo o universo. Estância possui 70 mil habitantes, aproximadamente, 35 toneladas/dia são geradas em todo o município. Nota-se que o problema requer uma atenção especial.   

Para uns o lixo é apenas algo que deve ser descartado, para outros é fonte de renda, além de a reciclagem ser uma ação coadjuvante na conservação do meio ambiente. Faz onze anos que o “Grupo Unidos Santa Cruz” (GUSC) mantém um trabalho de reciclagem por todo o Bairro Santa Cruz. Dezenas de jovens, filhos de operários, envolvidos com as atividades da Igreja Católica, são fomentares de uma atividade que merece reconhecimento e destaque e elogios.

Percorrer as ruas do bairro, garimpar por materiais recicláveis, foi uma luta iniciada pelo integrante e coordenador do GUSC Pedro Benjamin, hoje vereador bem votado pelo bairro.  Há onze anos encarregou-se de reunir o citado grupo de jovens e convidou o casal Joelson e Virgínia para ministrar uma Palestra sobre Reciclagem, isto em março de 2004. O casal mantinha trabalho semelhante no Bairro Alagoas e trouxe a semente para o GUSC, onde a semeadura foi efetivada pelo então coordenador.


Pedro Benjamin, todavia, com pensamento de vanguarda foi ainda mais ousado: colocou o grupo embaixo do braço e promoveu um trabalho de corpo a corpo com visitas em todas as residências do Bairro Santa Cruz e comunidades adjacentes – Nivaldo Silva, Cachoeira, Candeal, Albano Franco e outras – orientando que as pessoas guardassem os materiais recicláveis (vidros, metais, ferro, papais, garrafas pet) que seriam recolhidos posteriormente (nascia o projeto).

Além de o trabalho espiritual desenvolvido na Capela da Santa Cruz, aos domingos nas Missas, nas Festas Religiosas, o GUSC abraçou esse projeto com a finalidade de granjear recursos para a compra de Cestas Básicas e estas serem distribuídas entre famílias pobres do bairro local e dos logradouros vizinhos. O trabalhou recebeu ajuda de um braço forte - doutor Jorge Leite - que colaborou com a cessão de um caminhão encarregado de fazer a coleta do material nas ruas e bairros, também, cedeu carro de som para dar notoriedade a campanha abraçada pelo grupo de jovens.



Envolver-se com o trabalho social do bairro que lhe viu crescer, salienta Pedro, é um motivo de realização pessoal, pois há mais de sete anos tem trabalhando no sentido de trazer alento as famílias carentes santacruzenses. Em seus domínios tem sido um presente colaborador com o programa da Pastoral da Criança ao garantir lanche para as crianças durante o evento de pesagem; tem ainda encontrado fôlego para trabalhar pela a associação de moradores do bairro operário onde exerce a função de Vice-presidente.

Pedro Benjamin foi coordenador do GUSC por quatro anos, afastou-se por força do mandato de vereador. Atualmente tem uma atuação como coadjuvante, uma espécie de amigo especial, um ajudador em todos os momentos que o grupo necessita; é padrinho do grupo de Terço Mirim do Bairro Porto D’Areia, tem contribuído com a doação de flautas e bolas de futebol visando fortalecer projetos sociais e educativos em que as crianças são inseridas.

O coordenador pioneiro Pedro Benjamin assevera: “Fico muito feliz de ver o GUSC firme neste projeto porque lá atrás contou com o nosso apoio e o grupo acreditou. Esta semana lançou a segunda camisa do projeto para festejar os onze anos de projeto e nós colaboramos”, reforçou.


“É com muita alegria que comemoramos este mês onze anos de Projeto Social de Reciclagem graças ao idealizador Pedro Benjamin, coordenador à época, que acreditou e fez com que o GUSC também acreditasse. Ao longo de mais de uma década o trabalho continua sendo realizado com o mesmo afinco. O que viraria lixo e degradaria o meio ambiente foi comercializado e os recursos transformados em alimentos para os mais necessitados”, salientou o atual coordenador Wendel.



Por Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das