Pular para o conteúdo principal

A Esperança AM está a poucos passos de transmitir em FM


"FM será o próximo e importante passo da Radio Esperança," Ivan Leite
Ivan Leite participa do encontro acompanhado da esposa e vice-prefeita Adriana Leite

O Diretor-presidente da Fundação de Educação e Cultura, Ivan Leite, participa nesta segunda-feira (07) do encontro de radiodifusores  que  trata do processo de Migração de  AM para FM,  em Brasília. A solenidade  tem como objetivo  a assinatura do termo aditivo  no Palácio do Planalto com a presença do presidente Michel Temer e do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.  

Todas as emissoras que constam da primeira lista  foram convocadas para assinar o termo aditivo,  nesta segunda, 07,  em comemoração ao Dia do Radialista. O  decreto de migração  foi  assinado pela presidente Dilma Rouselff, em 2013. As 1.772 emissoras que operam na faixa AM no país, divididas em alcance local, regional e nacional, tiveram o prazo máximo de um ano para solicitar a mudança da frequência.

O decreto que criou a migração atende a um pleito do setor que se manifestou preocupado com o aumento dos níveis de interferência cada vez maior na frequência AM. No discurso, a ex-presidente  Dilma disse que as rádios AM são um patrimônio do país e que o Estado deve dar as condições para que elas continuem prestando serviços e se adaptando.

À época, Dilma escreveu que a migração das rádios AM para FM significará mais qualidade de transmissão com menos ruídos e interferências, permitindo às emissoras de rádio ampliar a audiência. “Sou fã de rádio. Cresci ouvindo radionovelas e por muito tempo testemunhei como o rádio foi o eixo da integração da cultura e da identidade nacional", lembrou Rousself. 

Em postagem na sua página do Face Book, Ivan Leite escreveu: "FM será o próximo e importante passo da Radio Esperança,  Pioneira na radiodifusão no interior de Sergipe". 

Em 01 de maio de 1967, a Rádio Esperança fora inaugurada em Estância selando sua presença como pioneira do interior de Sergipe, através do seu idealizador doutor Jorge Prado Leite. Agora sob a batuta do engenheiro elétrico Ivan Leite - filho do criador da emissora -, há exatos 49 anos,  são dados os próximos passos para efetivar a migração de sonoridade de AM para FM  e, assim, ao fechar meio século de  existência, a Pioneira do Interior Sergipano vai estar ainda mais acesa, ainda mais viva, ainda mais querida, ainda mais ouvida.

Mudanças técnicas

Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares. A troca dos equipamentos é necessária porque as rádios AM funcionam em uma frequência de 525 kHz, no início do espectro, enquanto as rádios FM operam em 88 MHz. As ondas de rádio emitidas pelos transmissores AM são consideradas de tamanho médio, com alcance maior que os de FM, que têm ondas curtas. Portanto, a diferença técnica entre uma e outra está na propagação dessas ondas.  Frequências como as da rádio AM estão mais sujeitas a sofrerem interferência de equipamentos e sons, como eletrodomésticos, fábricas, linhas de transmissão e até o barulho produzido por veículos. Por isso o sinal dessas emissoras tem uma qualidade inferior à das FM.

Genílson Máximo
Editor-chefe do Blog Parabólica News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das