Pular para o conteúdo principal

Estância deve dar prioridade aos seus candidatos a deputado em 2018

Adriana Leite, Márcio Sousa, Carlos Magno, Misael Dantas  encabeçam a lista  dos pré-candidatos a deputado estadual



Pelos quatro cantos da cidade  um dos assuntos  comentados amiúde  diz respeito as eleições de 2018. A cidade já conhece os pretensos nomes que se arvoram pré-candidatos a uma cadeira na Alese. Entre esses, há nomes novos para a disputa e nomes que já são velhos conhecidos. Alguns no exercício eterno  do fracasso; no entanto, o resultado da eleição municipal de Estância abre um nicho para 2018 e os postulantes ao cargo de deputado estão trabalhando nos bastidores para estar bem na fita  em 2018.

Estância situa-se  na região Sul do Estado, a 68 quilômetros da capital, município que se sobressai com o seu potencial fabril,  responsável por cerca de 80%  das exportações no estado, com a oferta de produtos  cosméticos, têxtil, cítricos, bebidas entre outros. A sede do município é o grande centro da citada região que abraça  onze municípios vizinhos e no viés político elenca grandes nomes que fizeram a sua história anos a fio. Estância firma-se como cidade destaque na política sergipana.

Nas eleições municipais de 2016 o município   elegeu o deputado Gilson Andrade (PTC)  a Prefeito e tirou da cadeira do Paço Municipal o prefeito Carlos Magno (PSB) que tinha sido eleito em 2012 com a soma de 18.381 votos, 55,65% dos votos válidos; no último pleito (2016) derrapou feio e obteve 11.149 votos, 31,57% dos votos válidos, contra 14.79 votos, 40,79% que deram ao atual gestor o comando do Município.

O resultado negativo das urnas não o intimidou, o ex-prefeito Carlos Magno (PSB) é dos nomes que pretendem estar no páreo e já sinalizou que vai estar por esses dias ocupando espaço na mídia para falar do seu projeto político. 

A professora Adriana Leite, atual vice-prefeita (PRB) também já sinalizou o desejo de estar na disputa e deve  agregar apoio dos grupos políticos  do ex-prefeito Ivan Leite e do atual prefeito Gilson Andrade. Em pesquisa de ibope, Adriana tem nome bem lembrado. 

Pelo lado da esquerda, o candidato derrotado nas eleições de 2016, Márcio Souza (PSOL), que concorreu a prefeito e auferiu a soma de  9.556 votos, também está de olho numa cadeira do legislativo estadual, está entre os pré-candidatos mais citados.  

Fechando a lista, o vereador Misael Dantas (PSC), do agrupamento do senador Eduardo Amorim, está na corrida por um assento no Palácio Governador João Alves  Filho. Atualmente, Misael  é o líder do prefeito Gilson Andrade na Câmara Municipal e tem acompanhado o senador Amorim nas visitas às cidades do interior.

É preciso que se crie um consciente coletivo  no eleitor estanciano no sentido de dar   prioridade aos candidatos da casa -  Carlos Magno, Misael Dantas, Márcio Sousa e Adriana Leite -, são nomes que serão submetidos à escolha do eleitor, sem dúvida, têm responsabilidades com o município. Diferente do momento atual, pois  nos eventos do município - aniversário da cidade, procissão da padroeira -  nem sempre são vistos os deputados eleitos com ajuda dos votos de Estância. 

Estância deu ao deputado Gilson Andrade (2014) a soma de 13.876 votos; concedeu ao candidato Dominguinhos Machado (PT) o total de 2.594 votos. No entanto, foram levados  quase 8 mil votos do  eleitorado estanciano. E esses votos foram divididos entre  os 23 outros deputados eleitos. Fica uma pergunta: o que eles  responderam a Estância como forma de gratidão? Contanto, é preciso também que os nossos lideres políticos (locais) discutam o que ocorre com o eleitor para se chegar a um resultado que sinaliza insatisfação:

Votos em branco 2.877
Abstenção, 7.300 votos.  

(Mapa de apurações do TRE/SE nas eleições de 2014, em Estância).

Pode ser a resposta   a situações como da Rua Maria Santana Santos; dos moradores da Rua do Açude; dos moradores  do Conjunto Albano Franco que convivem sem lazer, sem posto de saúde, sem creche, sem uma praça; como dos moradores dos conjuntos Paulo Amaral e Santo Antônio  que não têm áreas de lazer, nem praça pública e convivem com problemas de falta de água; com a merenda que faltou nas escolas do Estado como do Município nesses anos; com a insatisfação de ruas mal cuidadas, tomadas de mato, mal iluminadas, tão reclamadas nos meios de comunicação; com a falta de medicamentos nos postinhos da prefeitura; com  parcas ações no campo, etc. Sem perder de vista nos últimos quatro anos a prefeitura arrecadou mais de 30 milhões de reais de royalties do poço de Piranema, da Petrobrás. 

O atual prefeito precisa do apoio de todos aqueles que aqui vieram encher suas burrinhas de votos - senadores, deputados, governador -, Estância agradece o apoio. Mas, não tem sido assim. Jesus curou dez leprosos, apenas um voltou-se para agradecer. É ingrato o coração humano.


Confira o ranking da oferta de votos dos estancianos para os parlamentares eleitos. 

Cargo: Deputado Estadual

*13900 - ANA LÚCIA VIEIRA MENEZES, 1.045 votos
*15555 - JOSÉ DE OLIVEIRA GUIMARÃES, 1.035 votos
*20123 - ANTONIO DOS SANTOS, 841 votos
 *70555 - PAULO HAGENBECK FILHO, 646 votos 
*20000 - JOSÉ VALMIR MONTEIRO, 544 votos
*36111 - VANDERBAL MARINHO MENEZES DE ANDRADE, 529 votos 
*15000 - LUIZ GARIBALDE RABELO DE MENDONÇA, 411 votos
*13300 - FRANCISCO GUARBERTO,   345 votos
*55250 - JEFERSON LUIZ DE ANDRADE, 326 votos
*25333 - LOURDES GORETTI DE OLIVEIRA REIS, 293 votos 
*12345 - SILVIA TEREZA FONTES CALDAS, 230 votos
*17123 - SAMUEL ALVES BARRETO, 183 votos 
*55555 - LUIZ ANTÔNIO MITIDIERI, 173 votos
*65555 - INALDO LUIS DA SILVA, 165 votos
*11111 - VENÂNCIO FONSECA FILHO, 150 votos
*40123 - LUCIANO AZEVEDO PIMENTEL, 148 votos
*15456 - ROBSON COSTA VIANA, 148 votos
*55123 - LUIZ AUGUSTO CARVALHO RIBEIRO FILHO, 125 votos
*10000 - JAIRO SANTANA DA SILVA, 123 votos
*25555 - AUGUSTO BEZERRA DE ASSIS FILHO, 68 votos
36777 - GEORGEO ANTONIO CESPEDES PASSOS, 44 votos 
*11222 - MARIA VIEIRA DE MENDONÇA, 41 votos 
*15015 - LUCIANO BISPO DE LIMA, 41 votos

Parabólica News

Genílson Máximo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das