Pular para o conteúdo principal

Estância deve dar prioridade aos seus candidatos a deputado em 2018

Adriana Leite, Márcio Sousa, Carlos Magno, Misael Dantas  encabeçam a lista  dos pré-candidatos a deputado estadual



Pelos quatro cantos da cidade  um dos assuntos  comentados amiúde  diz respeito as eleições de 2018. A cidade já conhece os pretensos nomes que se arvoram pré-candidatos a uma cadeira na Alese. Entre esses, há nomes novos para a disputa e nomes que já são velhos conhecidos. Alguns no exercício eterno  do fracasso; no entanto, o resultado da eleição municipal de Estância abre um nicho para 2018 e os postulantes ao cargo de deputado estão trabalhando nos bastidores para estar bem na fita  em 2018.

Estância situa-se  na região Sul do Estado, a 68 quilômetros da capital, município que se sobressai com o seu potencial fabril,  responsável por cerca de 80%  das exportações no estado, com a oferta de produtos  cosméticos, têxtil, cítricos, bebidas entre outros. A sede do município é o grande centro da citada região que abraça  onze municípios vizinhos e no viés político elenca grandes nomes que fizeram a sua história anos a fio. Estância firma-se como cidade destaque na política sergipana.

Nas eleições municipais de 2016 o município   elegeu o deputado Gilson Andrade (PTC)  a Prefeito e tirou da cadeira do Paço Municipal o prefeito Carlos Magno (PSB) que tinha sido eleito em 2012 com a soma de 18.381 votos, 55,65% dos votos válidos; no último pleito (2016) derrapou feio e obteve 11.149 votos, 31,57% dos votos válidos, contra 14.79 votos, 40,79% que deram ao atual gestor o comando do Município.

O resultado negativo das urnas não o intimidou, o ex-prefeito Carlos Magno (PSB) é dos nomes que pretendem estar no páreo e já sinalizou que vai estar por esses dias ocupando espaço na mídia para falar do seu projeto político. 

A professora Adriana Leite, atual vice-prefeita (PRB) também já sinalizou o desejo de estar na disputa e deve  agregar apoio dos grupos políticos  do ex-prefeito Ivan Leite e do atual prefeito Gilson Andrade. Em pesquisa de ibope, Adriana tem nome bem lembrado. 

Pelo lado da esquerda, o candidato derrotado nas eleições de 2016, Márcio Souza (PSOL), que concorreu a prefeito e auferiu a soma de  9.556 votos, também está de olho numa cadeira do legislativo estadual, está entre os pré-candidatos mais citados.  

Fechando a lista, o vereador Misael Dantas (PSC), do agrupamento do senador Eduardo Amorim, está na corrida por um assento no Palácio Governador João Alves  Filho. Atualmente, Misael  é o líder do prefeito Gilson Andrade na Câmara Municipal e tem acompanhado o senador Amorim nas visitas às cidades do interior.

É preciso que se crie um consciente coletivo  no eleitor estanciano no sentido de dar   prioridade aos candidatos da casa -  Carlos Magno, Misael Dantas, Márcio Sousa e Adriana Leite -, são nomes que serão submetidos à escolha do eleitor, sem dúvida, têm responsabilidades com o município. Diferente do momento atual, pois  nos eventos do município - aniversário da cidade, procissão da padroeira -  nem sempre são vistos os deputados eleitos com ajuda dos votos de Estância. 

Estância deu ao deputado Gilson Andrade (2014) a soma de 13.876 votos; concedeu ao candidato Dominguinhos Machado (PT) o total de 2.594 votos. No entanto, foram levados  quase 8 mil votos do  eleitorado estanciano. E esses votos foram divididos entre  os 23 outros deputados eleitos. Fica uma pergunta: o que eles  responderam a Estância como forma de gratidão? Contanto, é preciso também que os nossos lideres políticos (locais) discutam o que ocorre com o eleitor para se chegar a um resultado que sinaliza insatisfação:

Votos em branco 2.877
Abstenção, 7.300 votos.  

(Mapa de apurações do TRE/SE nas eleições de 2014, em Estância).

Pode ser a resposta   a situações como da Rua Maria Santana Santos; dos moradores da Rua do Açude; dos moradores  do Conjunto Albano Franco que convivem sem lazer, sem posto de saúde, sem creche, sem uma praça; como dos moradores dos conjuntos Paulo Amaral e Santo Antônio  que não têm áreas de lazer, nem praça pública e convivem com problemas de falta de água; com a merenda que faltou nas escolas do Estado como do Município nesses anos; com a insatisfação de ruas mal cuidadas, tomadas de mato, mal iluminadas, tão reclamadas nos meios de comunicação; com a falta de medicamentos nos postinhos da prefeitura; com  parcas ações no campo, etc. Sem perder de vista nos últimos quatro anos a prefeitura arrecadou mais de 30 milhões de reais de royalties do poço de Piranema, da Petrobrás. 

O atual prefeito precisa do apoio de todos aqueles que aqui vieram encher suas burrinhas de votos - senadores, deputados, governador -, Estância agradece o apoio. Mas, não tem sido assim. Jesus curou dez leprosos, apenas um voltou-se para agradecer. É ingrato o coração humano.


Confira o ranking da oferta de votos dos estancianos para os parlamentares eleitos. 

Cargo: Deputado Estadual

*13900 - ANA LÚCIA VIEIRA MENEZES, 1.045 votos
*15555 - JOSÉ DE OLIVEIRA GUIMARÃES, 1.035 votos
*20123 - ANTONIO DOS SANTOS, 841 votos
 *70555 - PAULO HAGENBECK FILHO, 646 votos 
*20000 - JOSÉ VALMIR MONTEIRO, 544 votos
*36111 - VANDERBAL MARINHO MENEZES DE ANDRADE, 529 votos 
*15000 - LUIZ GARIBALDE RABELO DE MENDONÇA, 411 votos
*13300 - FRANCISCO GUARBERTO,   345 votos
*55250 - JEFERSON LUIZ DE ANDRADE, 326 votos
*25333 - LOURDES GORETTI DE OLIVEIRA REIS, 293 votos 
*12345 - SILVIA TEREZA FONTES CALDAS, 230 votos
*17123 - SAMUEL ALVES BARRETO, 183 votos 
*55555 - LUIZ ANTÔNIO MITIDIERI, 173 votos
*65555 - INALDO LUIS DA SILVA, 165 votos
*11111 - VENÂNCIO FONSECA FILHO, 150 votos
*40123 - LUCIANO AZEVEDO PIMENTEL, 148 votos
*15456 - ROBSON COSTA VIANA, 148 votos
*55123 - LUIZ AUGUSTO CARVALHO RIBEIRO FILHO, 125 votos
*10000 - JAIRO SANTANA DA SILVA, 123 votos
*25555 - AUGUSTO BEZERRA DE ASSIS FILHO, 68 votos
36777 - GEORGEO ANTONIO CESPEDES PASSOS, 44 votos 
*11222 - MARIA VIEIRA DE MENDONÇA, 41 votos 
*15015 - LUCIANO BISPO DE LIMA, 41 votos

Parabólica News

Genílson Máximo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&