Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Estância se soma na defesa dos moradores da Praia do Saco

liminar judicial determina a demolição imediata de casas construídas em áreas de APP na extensão da Praia da Boa Viagem, Povoado Saco.



A demolição e retirada de todos os imóveis construídos na Praia de Boa Viagem, região do Povoado Saco, em Estância, atende a liminar que foi concedida pelo juiz Rafael Soares Souza, da 7ª Vara Federal, em face de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Prefeitura Municipal de Estância, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Diante da decisão judicial os moradores da região recorreram à Câmara Municipal, nas sessões de terça, 04 e quarta, 05, o assunto liderou os debates na referida Corte.

O vereador Sandro de Bibi (PRB) apresentou requerimento que pede a presença de um representante do MPF/SE para que faça uma explanação aos vereadores na Câmara Municipal. A propositura foi subscrita por todos os pares. "Há famílias que ali habitam há muitas décadas, mesmo antes da existência de leis vigentes na esfera do meio ambiente. Famílias inteiras que ali dedicaram uma vida e agora correm o risco de ficar sem um teto", pontuou Bibi.

O vereador Dionísio Neto (Rede) lembrou que a liminar coloca em cheque dezenas de famílias nativas que se instalaram no locam mesmo antes da existência de leis ambientais. "Será que o juiz levou em consideração que quando determinadas casas foram construídas o mar estava a duzentos metros e hoje estar pertinho das casas", questionou.

O parlamentar Edivaldo da Praia (SD) revelou que tem sido procurado por diversas famílias, por donos de pousadas, de hotéis, caseiros que irão ficar desempregados, preocupados com a situação. Casas centenárias, de famílias que dedicaram uma vida inteira habitando o local, se vêem obrigadas a abandonarem suas residências para serem demolidas, disse Edivaldo. "Isso é desumano. Somo-me aos demais Pares para que possamos encontrar uma solução junto aos órgãos competentes", assegurou.

O Vereador Misael Dantas (PSC) externou: "Ali há pessoas que construíram suas residências há mais de 50 anos, inclusive, pessoas que já foram citadas e que são nativas de lá. Nossa região turística, que um dia poderá ser um bairro de Estância, com a demolição de mais de 200 casas, vai ficar parecendo que sofreu um atentado a bomba, cheia de escombros". Misael ainda questionou o porquê de ser só com Estância se Barra dos Coqueiros, Pirambu, Maceió, são exemplos semelhantes ao do Povoado do Saco.

Tito Magno considera a situação crítica e sugere a somação das forças políticas nessa questão. "Não seremos o salvadores da pátria, temos que fazer o nosso papel, como o vereador Sandro que já apresentou requerimentos, sobrescritos por todos os vereadores, que pedem a presença de representante do MPF para que possamos aprofundar ainda mais esse debate", externou.

O presidente André Graça (PSL) lamentou a decisão e considera o momento de muita tristeza para toda Estância. "A Câmara tem se somado na defesa daquelas famílias. Já foi aprovado requerimento, assinado por todos os pares, no sentido de ouvir todos os órgãos envolvidos na ação, IBAMA, ADEMA, Prefeitura. Estive com o prefeito Gilson Andrade em busca de saber qual a atitude que a Prefeitura irá tomar e voltei satisfeito porque ele se colocou à disposição e já agendou reunião na praia com as pessoas que estão sofrendo com essa ação", salientou.
André Graça pediu o apoio da imprensa, dos comunicadores, dos formadores de opinião no sentido de fortalecer a defesa das famílias que habitam à região. "Porque Estância? Do outro lado tem o Mangue Seco, região turística, com habitantes, comércio, moradias, na mesma situação", finalizou.

De acordo com a ação ajuizada pelo MPF/SE, a região da Praia do Saco é Área de Preservação Permanente (APP), Área de Proteção Ambiental Estadual (APA Litoral Sul), integrante de Zona Costeira e patrimônio da União.

Ainda assim, na região foram erguidas diversas casas de veraneio, com o loteamento das áreas de proteção permanente, como dunas e lagoas, sem sistema de drenagem e esgotamento sanitário, o que contamina o lençol freático que existe ali.

De acordo com a ação, muitas dessas residências se encontram a menos de dez metros da praia e possuem muros e cercas que impedem o livre acesso ao mar. Além da ocupação irregular, é comum a presença de veículos nas dunas e na areia da praia, causando a degradação da vegetação nativa.


Ascom CVE

Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das