Pular para o conteúdo principal

Ivan Leite afirma que está próxima a migração da Esperança AM para FM


(Foto:Josy)


A Fundação de Educação e Cultura (FEC), mantenedora da Rádio Esperança, tem à frente o engenheiro elétrico Ivan Leite responsável pela direção da citada emissora. Quando do surgimento da ideia de migração de AM para FM (2009), a FEC manifestou o interesse pela mudança de sinal. O engenheiro Ivan Leite começou a trabalhar com o fito no referido processo de mudança.

Em novembro de 2016, Ivan Leite participou da solenidade de assinatura do contrato de adesão, evento realizado em Brasília na presença do ministro das Comunicações Gilberto Kassab. Para assinar o termo aditivo, as rádios tiveram de apresentar certidão de regularidade fiscal e quitar o boleto de mudança de outorga de AM para FM, cujo valor variado entre R$ 7 mil a R$ 100 mil, de acordo com o porte da rádio.

Com as assinaturas, as rádios tiveram um tempo para apresentar o projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização do uso da radiofrequência. De acordo com a Revista Brasil, pelo menos 77% das 1.781 estações AM do país pediram para migrar para a frequência FM.


Com a migração para a faixa FM, as emissoras antes AM passam a ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets, smartphones e nos tradicionais aparelhos receptores, os domésticos e automotivos.  Nesse processo a migração da Rádio Esperança está bem avançada, revela o Diretor-presidente Ivan Leite.

- Estamos realmente num processo bem avançado: Já foi adquirida a torre, o transmissor está em fase de definição; estamos com o Processo em pleno andamento para que a Rádio Esperança torne-se, também, uma emissora de frequência modulada, acompanhando a evolução que se demonstra necessária para o futuro do radialismo. Será uma mudança histórica que culminará com o meio século da sua fundação – revelou o engenheiro Leite.

O diretor Ivan Leite inseriu novos programas na grade da Esperança: “Cidades Notícias” (jornalismo); “Luz e Esperança” (gospel); “Alma Feminina”(Espaço para as mulheres); “Sábado Esperança” (jornalismo).Os demais programas são da fundação da emissora, de expressivo sucesso, há cinco décadas.

"Sábado Esperança" (jornalismo)
A Rádio Esperança marcará presença, muito em breve, na escala FM e levará a sua programação eclética para os ouvintes de Estância e da região, mantendo-se fiel ao  perfil desenhado pelo seu criador doutor Jorge Leite. Sua programação continuará  voltada para a boa música – MPB, Pop Rock, Samba, Axé, Arrocha, Forró, Instrumentais, gospel; a emissora  possui um diferencial que elenca uma legião de ouvintes fieis por cinco décadas.

MIGRAÇÃO

Inicialmente a migração tinha um prazo para a finalização, 2018. Entretanto, passou a não ser obrigatória, como regulamenta o decreto nº 8.139, de 7 de novembro de 2013, mas a maioria das emissoras acredita na migração como uma maneira de preservar seus conteúdos.

No Brasil existem quase duas mil emissoras de rádio AM. Com o crescimento urbano das cidades, elas estão fadadas a desaparecer, pois muitos são os sinais de interferências como de ar condicionado, de controle remoto, de fios de alta tensão, terminam prejudicando o espectro radioelétrico do som AM, por conta disso, a opção de aderir ao som FM cresce cada vez mais na preferência do ouvinte.

A faixa de AM está compreendida entre 540 kHz e 1610 kHz (A Esperança é sintonizada em 1.250kHz), possui características de propagação muito interessantes, permitindo que uma emissora consiga transmitir seu sinal através de regiões com topografia acidentada, pois a emissão tende a acompanhar o perfil do terreno.

A faixa de FM está compreendida entre 88 MHz e 108 MHz. Sua principal característica é a direcionalidade que pode ser bom ou pode mesmo prejudicar, pois essa faixa de frequência se propaga de forma análoga à luz, sempre em linha reta, sendo bloqueada ou refletida por obstáculos naturais e artificiais, como montanhas, edifícios, grandes construções, etc. Seu comportamento não varia significantemente de dia ou de noite.





Genílson Máximo
Parabólica News
Edição de Domingo










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das