Pular para o conteúdo principal

Câmara de Estância se posiciona em defesa dos donos de Bares da Praia do Saco




Na sessão de terça-feira, 06, os vereadores de Estância manifestaram-se preocupados com recente decisão judicial que determina a demolição dos bares existentes na extensão da Praia do Saco, em atendimento a uma ação ajuizada pelo MPF/SE que estabeleceu restrições aos imóveis irregulares na Praia do Saco; estão proibidos construção, melhoria, manutenção ou ampliação dos imóveis existentes em área de proteção permanente. 

A decisão de demolir os bares vem após a proibição, também, de os bugueiros da região trabalhar. Na semana passada, Prefeitura, Diocese, Governo do Estado e Câmara Municipal se somaram à luta para defender a Igrejinha Histórica do Saco que estava prestes de ser engolida pelo avanço do mar. O Município ganhou na justiça (Recife) o direito de construir obra de contenção do avanço do mar, logo, mantendo “salva” a capela do século XVI.

Na sessão desta tarde (06/03), os vereadores Sandro de Bibi, Dionísio Neto, Tito Magno, Artur Oliveira, Misael Dantas (líder do prefeito), fizeram uso da tribuna e lamentaram o prejuízo que a presente ação judicial irá causar ao turismo na região, inclusive, exterminando os bares nativos “de quando eu era menino”, lamentou Sandro. “Fico extremamente entristecido com essa situação e peço aqui ao Prefeito, peço aos nossos Pares, que possamos fazer alguma coisa pela aquela praia antes que ela se acabe”, reforçou Bibi.

O parlamentar Dionísio Neto considera as decisões do Juiz da 7ª Vara muito duras “e agora manda derrubar todos os bares com base num relatório da ADEMA. O juiz não se baseou em nenhum laudo da Defesa Civil para ter a certeza de que aqueles bares estão oferecendo risco de desabamento”, salientou.

“A gente respeita a decisão judicial por ser um representante do Poder Judiciário Federal, mas contesta essas decisões porque vão de encontro ao desenvolvimento do município. O povo de Estância vai vencer. Eu quero declamar para o juiz Rafael os versos que Camerino morreu dizendo: ‘Ou morre um homem na luta ferido coberto de glória ou surge um homem com vida trazendo em cada ferida o hino de uma vitória’, nós venceremos, Senhor Presidente”, concluiu.

Artur ressaltou que na última semana donos de bares e bugueiros procuraram o Governo do Estado para pedir ajuda. "A gente sabe que é uma decisão judicial, embora, a gente lamenta. Decisão judicial, a principio, tem que se cumprir, mas se deve buscar um recurso de segunda instancia visando não deixar acabar com a tradição dos bugueiros e demolição dos bares”, salientou Artur do PT.

“Aqueles bares estão ali há muitos anos, aliás, tudo que está na Praia do Saco estar há muitos anos, desde os nativos às pessoas que construíram suas casas lá há cerca de 40 anos. Têm bares que a gente frequentava desde criança. Diante da decisão do juiz Dr. Rafael, temos que recorrer para derrubar essa decisão. Vamos convidar a todos para que nos somemos em defesa dos donos de bares da Praia do Saco”, enfatizou Misael Dantas.


Ascom CME

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das