Pular para o conteúdo principal

Vereadores prestigiam distribuição de Semente aos agricultores de Estância


(Foto:Genílson Filho)


Na manhã desta segunda-feira, 19 - Dia de São José - o presidente da Câmara Municipal de Estância (CME), André Graça e os vereadores Tertuliano Pereira, Cristóvão Freire, Chica do Fato, Alex Silva Porto, Misael Dantas (líder do Prefeito) marcaram presença no ato de distribuição de Sementes e Horas de Trator aos agricultores da zona rural de Estância, protagonizado pela Prefeitura Municipal, nas instalações do Sindicato Rural.  

O programa “Desenvolvendo a Agropecuária” atende a cerca de 50 comunidades rurais – assentamentos, colônias e povoados – num total de 1600 famílias contempladas de acordo com exposição feita pelo prefeito Gilson Andrade.

O presidente da CME, André Graça, falou da alegria de vê as famílias do campo sendo abraçadas pela gestão municipal com horas de trator e sementes de milho.
(Foto:Genílson Filho)


- Renovo aqui a minha alegria de estar novamente neste contato com vocês. Estivemos juntos por sete anos quando fui Secretário da Agricultura na gestão do ex-prefeito Ivan Leite, promovemos reuniões, levamos projetos, ouvimos as suas reivindicações, então nós tivemos um contato muito próximo que rendeu inúmeros ganhos para a zona rural à época. Hoje é Dia de São José, as sementes estão sendo entregues, as horas de trator ofertadas, isso sela o compromisso do prefeito Gilson Andrade e da vice-prefeita Adriana Leite com a zona rural. Desejo muita sorte a todos aqui – esboçou André Graça.



Vereador Doutor Cristóvão (Foto:Genílson Filho)
Os vereadores Cristóvão Freire, Chica do Fato, Tertuliano Pereira e Misael Dantas usaram da palavra.

 “Estou feliz por ser hoje ‘Dia de São José’ e a prefeitura trazer as sementes aos agricultores, este povo que traz o alimento para a cidade, se não tratar a esse povo bem teremos, por certo, dificuldade na cidade; de parabéns a prefeitura e os agricultores. Vamos plantar as sementes, fazer um grande São João”, disse o vereador doutor Cristóvão.

“Nem todos nasceram para serem médicos, advogados, engenheiros; triste de nós se não existissem vocês no campo. Quero parabenizar o prefeito Gilson Andrade por esta ação de apoio ao homem do campo; como também quero lembrar que há anos doutor GA trabalhou neste sindicato, voluntariamente, já revelava o seu compromisso para com esse povo. Vamos plantar milho para a gente comer durante o São João, com muito forró e animação”, recomendou Chica do Fato.

O vereador Tertuliano Pereira (Vice-presidente da CME) usou da palavra e sobrelevou reconhecimentos ao compromisso do prefeito.

“O prefeito GA marca um gol de placa no dia de hoje com a entrega das sementes e com os tratores já atuando na zona rural preparando a terra para o plantio. Isto remete a um São João animado, com o milho nas feiras, nas casas e, assim, fomenta a economia local. Quero aqui parabenizar a todos, que possam ter sucesso no plantio e nas futuras vendas”, atestou Tertuliano.

O vereador líder do prefeito Misael Dantas parabenizou o prefeito Gilson Andrade diante dos compromissos assumidos, pela forma coerente, digna e comprometida que tem agido frente à municipalidade.  Salientou, ainda, que se sente honrado em ser o líder do prefeito na Câmara.

(Foto:Genílson Filho)


“Este homem nunca enviou à câmara um projeto indigno, irresponsável que viesse prejudicar a sociedade; só tem enviado projetos que engrandecem a cidade de Estância. Prefeito, o senhor hoje está dando sementes ao homem e a mulher do campo e essa gente se cruzar os braços a cidade não se alimenta. A vocês cabem todas as honras e reconhecimento dos poderes executivo e legislativo. Não se sintam esquecidos, mesmo nos mais remotos povoados, nós estamos aqui, através dos poderes constituídos, lhes dizendo que nós acreditamos no trabalho de vocês" – assinalou o líder do prefeito.


A entrega marca o Dia do Santo Pai de Jesus, período que é tradição o agricultor lançar ao solo a semente de milho visando colher no período junino. O milho é a principal vedete do São João, responsável pelos inúmeros pratos da tradicional culinária nordestina tais como bolo, pamonha, canjica, cuscuz, manauê, mingau; pode ser consumido assado, cozido, entre outras formas.

O ato foi prestigiado pelo prefeito Gilson Andrade, pela vice-prefeita Adriana Leite, pela imprensa local, Rádio Esperança, FM Xodó, secretários municipais e grande público composto de agricultores.


(Foto:Genílson Filho)





Ascom CME
Genílson Máximo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&