Pular para o conteúdo principal

SÃO JOÃO DE ESTÂNCIA 2018




Quem tem pouco mais de 40 anos, por certo, nasceu na década de 70. Vivenciou as memoráveis guerras de buscapés travadas do “Jardim Velho” à Praça da Catedral.  A história guarda nomes de agentes fomentadores do São João tais como: Zé dos Santos, Antônio Osvaldo, Seu Tozinho, Seu Valdir, Zé do Pó, Tonho Lixa, Valdemar Gageru que tinha o apoio de Filadelfo Costa, esse soltava algo em torno de 500 dúzias de buscapés. Literalmente botava fogo no beco.  

Era uma festa, um corre-corre. “Fogo no beco que o beco tah escuro”, gritavam os mais afoitos que tentavam “malhar” os buscapés ou os taxava de "mijões"; alguns se protegiam por detrás dos pés de oitis fugindo dos buscapés que rabeavam sem destino.

Pelos quadrantes da cidade se ouvia os hits da época – Genival Lacerda, Trio Nordestino, Marinês, Luiz Gonzaga - as batucadas saíam de bairros como Botequim e Porto D’areia, desfilavam até a Praça da Prefeitura e, aí, o fogo comia no centro. Na Praça da Catedral era erguido o mastro que queimava noites a fio.

Em cada rua da cidade havia um mini-arraial, uma fogueira acesa, uma radiola a tocar, famílias de vizinhos a se confraternizarem, até era celebrado  o tradicional “Compadre e Comadre de fogueira". Uma manifestação intrínseca da cultura popular.



Há muito tempo não se faz um São João de fogueira na porta de casa, animado por trios de forró, de quadrilhas juninas, de batucadas e cantorias; um São João do grito de guerra: “Fogo no beco que o beco ta escuro” e foi o que mais se ouviu na Rua Nova na festa de Santo Antônio deste ano, com a soltura de buscapés, toda uma exibição pirotécnica com o selo da maestria dos nossos fogueteiros.

O São João deste ano traz um diferencial: devolve um gostinho do São João passado.   Munícipes e visitantes vêm ao arraial vê os atrativos, degustar das comidas típicas, degustar dos saborosos licores de frutas tropicais ali vendidos tais como  de  Pitanga, Cambuí, Tamarindo, Jenipapo; vêm vê os barcos de fogo, as guerras de busca-pés, dançar forró, etc.

Estância traz nas suas raízes toda uma riqueza material e imaterial do nosso São João, de religiosidade, em que são festejados os Santos São José, Santo Antônio, São João, São Pedro, Santa Ana. Uma manifestação cultural-religioso presente na cidade, na zona rural.

A gestão municipal  está  de parabéns por trazer de volta essa alegria mostrando o que é um verdadeiro São João, feito de forma detalhada, organizada, lapidado, valorizando os artistas da terra, em que cada um tem o seu momento de encenação em espaço apropriado onde é criada uma ebulição cultural durante 30 dias do mês de junho.


Estamos num período bem próximo das eleições - há quatro meses – e não se vê o prefeito Gilson Andrade, nem a sua vice-prefeita Adriana Leite falarem de eleições. Mas, voltados para gestão municipal, trabalhando, com o mesmo foco, na busca de proporcionar aos munícipes o melhor que a Prefeitura possa oferecer e, de forma organizada, antecipam os salários dos servidores e servidoras para que esses possam brincar ainda mais felizes, injetando no comércio cerca de oito milhões de reais.

Estância faz um São João com responsabilidade, pagando aos servidores e aos prestadores de serviços. E ainda traz de volta o gostinho do São João do passado: da sanfona, da zabunda, do milho, da fogueira, fazendo os dois tempos caminharem juntos, passado e presente.

Nesse sábado (23) será Véspera de São João e terá festa no arraial da pracinha, no forródromo, por toda cidade. Aproveite para receber os amigos,  aproveite para ir à praça e quem é de dançar aproveite para gastar sola de sapato, arear a fivela. Vamos fazer do nosso São João o melhor do mundo!

Tenham todos e todas um bom São João!



Por: Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das