Pular para o conteúdo principal

SERGIPE TEM MAIS DE 170 MIL TRABALHADORES DESEMPREGADOS


Por:Genílson Máximo


A cada dia o município de Estância tem as suas vagas de empregos encolhidas: demissões na fábrica de vidros, na Maratá Sucos, Supermercado Todo Dia que bateu as portas, há redução do quadro de operários nas empresas de sucos. Nos três primeiros meses deste ano o desemprego em Sergipe atingiu marca histórica, a taxa é de 17,1% o que representa mais de 170 mil desempregados, diz IBGE.

Segundo dados do IBGE, Sergipe está entre os cinco estados com maior percentual de população em situação de desemprego no primeiro trimestre de 2018. Amapá (21,5%), Bahia (17,9%), Alagoas (17,7%) e Pernambuco (17,7%), encabeçam a lista.

Então, qual o X da questão? Estamos à beira de uma eleição e preciso que cobremos dos pré-candidatos ideias que visem enfrentar problemas tais como desemprego, segurança, saúde, moradia, educação, etc.

Esta semana o vereador Sandro de Bibi utilizou a tribuna por duas ocasiões para chamar a atenção das autoridades em nível municipal, estadual e federal para o desemprego em Estância que vem em escala crescente. E, Sandro, tem sido insistente nesse viés, preocupado com o distrito industrial de Estância que está largado ao esquecimento e das poucas empresas que ainda resistem a este cenário de recessão, muitas estão batendo as portas contribuindo para o avanço no índice de desemprego na cidade.

E Sandro de Bibi tem colocado de forma contundente no plenário que a Casa Legislativa não deve se prender a fazer indicação de tapa-buraco, troca de lâmpada, capinação e, sim, abordar assuntos de repercussão social, como o desemprego, como o jejum de indústrias no distrito, como outras questões tais como as que incomodam os dois hospitais da cidade, maternidade fechada, falta de equipe de ortopedia no Jessé, etc.

O país amarga um desemprego que atinge 13 milhões de trabalhadores. Uma realidade amarga. A economia não anda, empresas têm fechado as portas, o empresariado não investe diante das incertezas políticas, a reforma trabalhista agrilhoa o trabalhador.  

Então, Sandro de Bibi estar inteiramente correto quando chama os seus Pares para discutirem temas que estejam arraigados no interesse da população. E disse que vai ser brigão, que vai cobrar, que vai ser insistente junto aos governantes todas as vezes que o assunto for do interesse dos estancianos. Ele está certíssimo!

As ruas estão tomadas de pessoas negociando algo, buscando um meio de sobrevivência, um meio que garanta o feijão com arroz.  Também, aqui e acolá, são vistas pessoas a mendigar, de porta em porta, coisa que não se via há anos. A realidade do país hoje é de recessão, desemprego, violência, fome. Isto é preocupante, é tema que deve preencher todas as formas de enfrentamento.

Estância tem vários nomes que se apresentam para o próximo pleito - professora Adriana Leite, Misael Dantas, Carlos Magno, Dominguinhos - pré-candidatos a deputado estadual. Estância é cidade de polo industrial, precisa eleger representantes que lutem pela revitalização do nosso parque industrial, que ajudem a revitalizar a oferta de empregos, como tem cobrado na câmara o vereador Sandro de Bibi. 

Estância tem político, de mandato, que já negociou apoio a candidatos de fora. Tem liderança políticas que estão fechadas para dar votos a candidatos de outros municípios. Isto fragiliza a cidade eleitoralmente, tira de Estância a oportunidade de eleger um representante para Alese, para que este possa dar voz e vez à cidade, na defesa dos interesses do povo estanciano. Fiquem de olhos abertos! 



Lido no programa “Sábado Esperança” – Rádio Esperança 92,7 Mhz e AM 1.250khz
Em 14/07/2018




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das