Pular para o conteúdo principal

EVALDO BRAGA: UM COMETA QUE PASSOU SEM DEIXAR RASTROS




No dia 31 deste mês faz 46 anos da morte do Ídolo Negro, Evaldo Braga. Cantor de sucessos nacionais tais como “Eu não sou lixo”, “Sorria, Sorria”, “Meu Deus”, “A cruz que carrego”, “Mentira”, entre outras. Notabilizou-se nos anos 70 como ídolo do gênero brega e Black music.

Nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em 26 de maio de 1945. Há comentários que a sua mãe, supostamente, era uma prostituta da cidade de Campos e que o teria abandonou numa lata de lixo.  Fruto de uma relação extraconjugal, o seu pai o levou para casa e por conta da rejeição da mulher, teria entregado o menino a uma senhora. Sem conhecer sua mãe biológica, Evaldo Braga viveu parte da sua infância nas ruas, chegando a ser internado em uma casa de apoio a menor, onde ficou durante muitos anos.

Evaldo trabalhou como cozinheiro, ajudante na Varig, na General Eletric, como engraxate,   na porta da Rádio Mairink Veiga,  quando passou a trabalhar  como divulgador de artistas como Lindomar Castilho, Paulo Sérgio e Nilton César. Dessa forma, passou a percorrer redações de rádio, jornal e TV à época. Sempre que algum astro faltava, o Evaldo entrava para cantar as músicas dos artistas que ele divulgava. Assim, acabou sendo descoberto pelo produtor e compositor Osmar Navarro.

Gravou seu primeiro compacto simples pela RCA Victor, com apoio do amigo Osmar Navarro.  Gravou outros LPs que o consagrou um dos mais disputados artistas da época. Fazia mais de 80 shows ao mês, aparições em programas de rádio e TV, chegou a vender mais de 2 milhões de cópias, recebeu Discos de Ouro.

No dia 31 de janeiro de 1973, quando retornava de um show em Belo Horizonte o seu veículo (Variant TL) chocou-se frontalmente com uma carreta na BR-3, no Estado do Rio; aos 28 anos, no auge do sucesso, o Brasil perdia uma das vozes mais lindas do seu cancioneiro popular. Com ele também morrem o motorista (Harley) e o empresário (Paulo César Santoro).

Um dos seus desejos era encontrar a sua mãe biológica. Não realizou o sonho. Morreu sem deixar herdeiros. Sua trajetória artística foi curta, de 1970 até 31 de janeiro de 1973.



Por: Genílson Máximo




Por: Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das