Pular para o conteúdo principal

A cantora do "Acorda fogueteiro", Antônia Amorosa, ganha cidadania estanciana



A Câmara de Vereadores de Estância, na sessão ordinária de terça-feira (10) aprovou o projeto de Decreto Legislativo Nº 14/2019 que concede o título honorífico de Cidadania Estanciana à senhora Antônia Amorosa de Menezes, natural do agreste sergipano, da cidade serrana de Itabaiana (SE).

A mais nova cidadã estanciana tem uma vida artística consolidada em mais de três décadas nos palcos sergipanos, em vários estados brasileiros e até em países estrangeiros. Na história do Forró em Sergipe, Amorosa é uma das maiores Instituições  da Cultura Sergipana.

Amorosa coleciona mais de 60 prêmios como cantora, com participação em festivais pelo interior do país, com apresentações no Rio de Janeiro, em Campina Grande, onde cantou ao lado de Elba Ramalho, Carlinhos Brown, entre outros.

Gravou sete CDs solos e dez coletâneas, é autora de livros, de peças teatrais, atuou como colunista do Jornal Correio de Sergipe, é autora de vários projetos culturais, destaque para o Prêmio Banese de Música, Vozes da Gente, Casarão da Clemilda, etc.

Como compositora pesquisou a história dos estancianos e transformou em música que ascende a cultura de Estância. Ela canta: “Acorda fogueteiro, Pisa pólvora no ar, Buscapé, Barco de fogo, o forró vai começar”; Amorosa sempre denotou carinho pelos estancianos, por copiosas vezes cantou e alegrou as festanças juninas da cidade.

Antônia amorosa, cantora eclética, intérprete dos os mais profusos gêneros musicais, tem alegrado corações com a sua voz inconfundível e com o seu jeito próprio de cantar.

É considerada pelo povo sergipano como uma das suas principais referencias artísticas no conceito de Sergipanidade.

A propositura da homenagem é da lavra do vereador Dionísio Neto (REDE), aprovada por unanimidade.




Ascom CME



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das