Pular para o conteúdo principal

DA USINA CEDRO PARA O PORTO D'AREIA


 
Na efeméride de 1967, minha progenitora empreendeu uma migração que passou da pitoresca localidade do povoado Cedro, situada em Santa Luzia, para o bairro Porto D'Areia, no notável município de Estância. Tal deslocamento se deu sob a sombra de situações econômicas prementes, uma vez que a Usina Cedro, outrora pujante, experimentou o descimento de sua produção, ao passo que sucedeu ter que dispensar uma parcela de seu campo de trabalho. Nesse período, os engenhos tradicionais, artifícios de produção açucareira, foram progressivamente absorvidos pelas fábricas avançadas de açúcar industrial.

Os honoráveis ​​senhores Adelson e Josafá, eminentes proprietários da usina mencionada, distinguiram-se pelo tratamento benevolente destinado aos seus operários, que, além de suas tarefas, tinham o privilégio de cultivar seus plantios, bem como residir em moradias funcionais fornecidas pela usina.
Nas imediações da usina, aos domingos pela manhã, acontecia uma modesta feirinha onde os trabalhadores adquiriam os insumos necessários para o lar. Essa feira, meticulosamente organizada pelos dirigentes da usina, se destacou por comercializar produtos oriundos das habilidosas mãos dos familiares dos operários do engenho. Não muito longe dali, encontrava-se um ponto conhecido como 'Rapa Pau', abrigando algumas habitações e uma mercearia pertencente ao Sr. Lalu, também funcionário da usina.

Nos arredores dos povoados Cedro, Botequim, Piaçava, Feirinha, Areia Branca, Gonçala e Murici, os finais de semana foram marcados por celebrações vibrantes, com bailes de forró pé de serra, apresentações de reisados ​​e o tradicional Boi de Função, sob a direção do renomado Mané de Terto. No povoado Feirinha, o Sr. João Milunga liderava eventos como torneios de futebol e bailes de forró. Essas comunidades viveram profundamente entrelaçadas com a presença vital da usina Cedro.

Após deixar o acolhedor povoado Cedro, vivenciei quase três décadas de minha existência no pitoresco bairro de Porto D'Areia. Ali, passei toda minha infância e adolescência em busca de conhecimento nas renomadas instituições educacionais, como a Escola Gilberto Amado, a Escola Técnica do Comércio, a Escola Professor Azarias, a Escola Gumercindo Bessa, além de experiências de aprendizado suplementares, como o Supletivo e o SESI. Ao longo desse percurso, trabalhei na Fábrica de Tecidos Piauitinga, no Consórcio Acabamentos, na prefeitura, na Sulgipe, na Rádio Esperança, na Câmara de Vereadores, em duas legislaturas distintas e fui Assessor da Assembleia Legislativa.

Durante muitos anos, parte da comunidade do Porto D'Areia sustentou-se por meio da pesca, com famílias inteiras envolvidas na atividade, adquirindo os peixes das imponentes canoas que atracavam nos degraus do cais local. Destacavam-se pescadores notáveis ​​como Totinha, Zé Raimundo de Bu, Zé Pequeno, Zé Vaqueiro, Pepa, Seu Dil, Seu Filomeno, Zé de Rau, Tonho Pulu, Pirão, Carlito, Raimundo de Beru e Pedro Cururu, responsáveis ​​pela abundância de pescado no cais do bairro.

No período junino, os pescadores dividiam o tempo entre a pesca e a confecção de fogos de artifício, como os famosos buscapés e os barcos de fogo. Contudo, com a progressiva redução do rio Piauí e a escassez de peixes, a comunidade viu-se obrigada a buscar outras fontes de renda, empregando-se no comércio, na indústria, realizando ou trabalhos eventualmente, conhecidos como 'bicos', nas áreas de construção, segurança, feiras-livres, entre outras.

Essa comunidade agraciada tem como padroeiro São Pedro, venerado Chaveiro do Céu, cuja presença divina se manifesta por meio de um imponente cruzeiro no Alto da Conceição. Esse monumento tinha como finalidade acolher calorosamente aqueles que desembarcavam nas margens do rio Piauí, inclusive o monarca D. Pedro II, que uma vez visitou nossa linda cidade.

O Porto D'Areia ostenta o status de um dos mais importantes centros culturais do Estado de Sergipe, preservando a essência da Cultura Junina e acolhendo os mais notáveis ​​​​fogueteiros, emboladores e repentistas.




Por Genilson Máximo
Em 17 de abril de 2014.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das