Pular para o conteúdo principal

Ação movida pela Defensoria Pública indeniza família de garoto vítima de dengue hemorrágica


A ação de indenização por danos morais movida em 2008 pela Defensoria Pública do Estado, através dos defensores públicos Alba Vasconcelos, hoje aposentada, e Edson Silveira Sobral em face da família do garoto R.S.R de apenas 7 anos de idade que morreu vítima de dengue hemorrágica, foi acatada pelo juiz da 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Marcos Oliveira Pinto que condenou o Estado e município ao pagamento de indenização no valor de R$ 150 mil em favor dos pais do menor, arcando cada um com a quantia de R$ 75 mil.
Nilson Ramos da Silva e Silene de Jesus Santos procurou a Defensoria Pública e relatou os fatos à defensora pública Alba Vasconcelos. Segundo Silene, seu filho era saudável, cursava a primeira série do ensino fundamental, praticava karatê e demonstrava aptidão para informática. “Ele era um menino feliz e saudável, mas no dia 06 de abril de 2008 começou a sentir dores de cabeça, onde levei ao Nestor Piva e lá eles examinaram e informaram que era infecção intestinal. Aplicaram dipirona, fizeram exame de sangue e mandaram a gente para casa, mas no outro dia ele piorou e levamos ao hospital João Alves, mas o médico Dr. Sérgio Mota Gamalho disse que não era dengue e sim garganta inflamada. 
 No exame de hemograma foi encontrado um índice baixo de plaquetas, mas só fizeram hidratar com soro venoso, deram paracetamol e de novo liberaram para casa. No outro dia, 8 de abril, ele teve febre, vomitava e reclamada de dor de barriga. Levei mais uma vez para o hospital João Alves e meu menino foi medicado com dipirona e dramin, sendo encaminhado de novo para casa mesmo a gente alertando que seria melhor ele ficar no hospital, mas eles alegaram que não seria necessário. No dia 10 de abril acordou com fortes dores e vomitando, levamos para o João Alves onde foi internado na UTI pediatra com dengue hemorrágica, mas já era tarde demais”, relatou emocionada a mãe do garoto.
Na sentença, o juiz Marcos Oliveira Pinto deixa claro que ficou configurado erro no diagnóstico, na prescrição equivocada de medicamentos e na demora do profissional na determinação de realização do exame específico, tudo culminando com o agravamento da enfermidade. “De nada adiantou os esforços empreendidos por seus genitores, as idas e vindas aos hospitais clamando por atendimento, os medicamentos comprados e ministrados, os cuidados em casa com a criança, as vezes que correram com ela a fim de que lhe fosse dispensado um tratamento adequado”.
Ainda, segundo o magistrado, no primeiro atendimento realizado no Hospital João Alves, no qual foi diagnosticado a dengue, o menor deveria ter ficado de resguardo e sob acompanhamento médico no referido hospital, o que não ocorreu. “houve flagrante falha no serviço de saúde pública, que permitiu a evolução gradativa do seu estado clínico, até o seu óbito”, citou na sentença.
O defensor público e um dos autores da ação, Edson Sobral, disse que até ontem não tinha sido intimado quanto à decisão e afirma que houve negligência do Estado e do município. “Soube do resultado ontem, mas ainda não tinha sito intimado. Essa decisão não substitui a dor desses pais, mas dá a sensação de que a justiça foi feita. O Estado e o município têm obrigação de oferecer uma estrutura de saúde digna, pois a população não pode pagar pelas falhas nos hospitais e no controle de endemias”, disse.
Para o defensor público geral, Raimundo Veiga, a Defensoria Pública, através dos defensores públicos Alba Vasconcelos e Edson Sobral mais uma vez sai vitoriosa. “A vitória não é só da Defensoria Pública, mas da população carente que clama por justiça. Nosso trabalho é possibilitar aos hipossuficientes o acesso à justiça e nossa obrigação é fazer com que os seus direitos sejam resguardados”, ressaltou.
Ainda, segundo Raimundo Veiga, mais de 90% das ações na Capital são patrocinadas pela Defensoria Pública. “Nos municípios que não contam com defensor público em virtude do quadro insuficiente, o juiz nomeia um advogado dativo que é custeado pela Defensoria Pública. A instituição está à disposição da população nos Ceacs, nos Fóruns Integrados, nas Comarcas, Fórum Gumercindo Bessa, em algumas cidades do interior e na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, na Avenida Barão de Maruim para atender o cidadão carente”, lembrou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das