A Câmara de Vereadores de Estância deu um tempo no recesso parlamentar e se reuniu em sessão extraordinária, às 09h da manhã desta sexta-feira, 15, objetivando aprovar projetos de interesse do Executivo; os Projetos de Lei 63/2011, que dispunha sobre o reajuste da tarifa de água e demais serviços prestados pelo SAAE; o 67/2011 que dispunha sobre a revisão geral dos vencimentos dos empregados do SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Numa sessão de discursos inflamados, a bancada de oposição articulou de todos os meios visando à reprovação dos projetos em pauta. Os vereadores Renato Silva Júnior, Dominguinhos Machado, Tito Magno, Artur Oliveira e Cristóvão Freire, justificaram o voto contrário afirmando que não havia razões para aprovar o aumento pleiteado pelo Executivo, uma vez que a Câmara havia aprovado um aumento das tarifas do SAAE há quase dois anos.
Depois de prolongados discursos de justificativas contra e a favor, o vereador Nilton Pereira pediu que a sessão fosse suspensa por dez minutos para que houvesse um entendimento entre a bancada da situação. No retorno, o vereador Fabrício Soares lembrou que o SAAE é uma autarquia que não dispõe de recursos o bastante para dar aumento de salários aos seus funcionários sem que aumente as taxas dos seus serviços. “O SAAE não conta com recursos federais, nem estaduais, nem da Prefeitura”, enfatizou o parlamentar. Soares atribuiu aos vereadores da bancada de oposição a culpa dos 80 pais de famílias, funcionários do SAAE, ficarem sem o aumento de salário.
De forma efusiva, Fabrício externou que houve entendimento com o vereador do PSB, Cristóvão Freire, este diante da diretora do SAAE assumiu o compromisso de aprovar o projeto se as duas emendas da sua autoria fossem aprovadas; as emendas foram aprovadas e no momento da sessão o vereador deu para trás, Cristovão Freire posicionou-se contrário, resultando no placar de cinco a quatro, favorável à bancada de oposição.
Vereador Nilton Pereira |
Na mesma sessão também foram votados e aprovados os projetos do Executivo, 64/2011; 65/2011 e 66/2011 que autorizam reajustes nos salários dos servidores municipais.Compareceram à sessão os vereadores Nilton Pereira, Artur Oliveira, Tito Magno, Dominguinhos Machado, Cristóvão Freire, João Antônio Silveira, Fabrício Soares, Zé da Paz, Irmão Augusto, Renato Silva Jr.
Comentários