Setores da oposição defendem composição com o grupo do Prefeito
|
Profª Adriana é bem citada nas pesquisas | | | |
A corrida pela sucessão municipal de Estância é dos assuntos mais correntes da cidade. A pouco mais de um ano para o pleito, lideranças se movimentam em busca de formar grupos. A migração do prefeito Ivan para o PSD tem sido um dos assuntos, também, mais abordados nas rodas de amigos, nos senadinhos, etc., até os adversários entendem que a mudança de sigla favorece o candidato que venha ser indicado pelo prefeito; com isso, lideranças da base aliada do governo revelam interesse em uma composição com o grupo do prefeito Leite.
Ivan Leite ainda não externou o nome do seu candidato à sucessão. Já outras lideranças como Carlos Magno, Zé Magno, Filadelfo Alexandre, Professor Dudu, Márcio Souza, se adiantam e têm afirmado que são pré-candidatos. A Professora Adriana Oliveira, recentemente, filiou-se ao Partido Republicano – PR, seu nome tem sido especulado como pré-candidata, inclusive, com bom trânsito entre o eleitorado. A Professora Adriana tem prestado um importante serviço social na defesa da mulher, combatendo a violência doméstica.
|
Zé Magno |
O ex-prefeito Zé Nelson, numa entrevista na Rádio Abais – de sua propriedade - afirmou que seu filho Zé Magno é pré-candidato a Prefeito (PPS) e que não precisa do apoio político do Senador Eduardo Amorim, pois conta com a adesão do ex-governador João Alves, e criticou o ex-prefeito Carlos Magno por negar apoio ao candidato do seu partido (PSB), Cristóvão Freire, para pedir votos para Vitor Mandarino, candidato a Deputado Estadual. No passado, Zé Nelson e Carlos Magno já caminharam juntos, agora estão em caminhos opostos em função de acordos quebrados.
|
Filadelfo Alexandre |
Essa postura do médico Magno e do seu filho vereador Tito Magno chateou o senador Valadares que esperava que ambos dessem apoio ao candidato do PSB (a deputado); segundo o presidente do PSB local, Barbosa, Magno estar prestes a deixar o partido e deve filiar-se em outra sigla, o PV. O ex-prefeito Magno bate o pé e diz que não abre mão da sua candidatura. Carlos sonha com a possibilidade de uma composição com os partidos pequenos, mas não tem sido fácil afluir os interesses.
O PT, segundo o vereador José Domingos Machado, deve lançar candidatura única; o vereador afirma que o nome do Professor Dudu é o mais preparado da sigla. Dudu reforça que estar disposto a fazer o debate interno e defender o seu nome; o sindicalista enfatiza que dentro do partido não existe nome melhor que o seu, pois tem estado na defesa de classes e feito o enfrentamento com os governantes há cerca de 20 anos; fica descartada a possibilidade de um entendimento com os pré-candidatos Carlos Magno e o do PMDB, FA, como aconteceu na eleição de 2008.
|
Professor Dudu |
Filadelfo Alexandre, candidato derrotado em 2008 pelo atual prefeito, acredita que poderá articular uma composição entre os partidos pequenos como PMN, PDT, PSL, PSB, etc.. Esta eleição traz algo diferente da passada, os partidos nanicos não demonstram interesse em compor chapão. Há setores da oposição que defende um entendimento com o grupo do prefeito Ivan Leite. O prefeito Leite não tem falado da sucessão, enfatiza que o período está ainda distante, o debate deve ser feito no momento certo. O que ele mais quer agora é continuar a trabalhar pelo progresso dos estancianos.
|
Dep. Gilson Andrade |
O deputado estadual Gilson Andrade (PTC) tem o nome também especulado na corrida pela sucessão. Desde que foi eleito, Andrade continua em campanha, se faz presente aos movimentos social, oficial e de lazer. Tem sido participativo, continua a atender gratuitamente em seu consultório médico e tem sido uma voz na Assembléia Legislativa em favor de Estância e da região. O deputado Andrade nega que seja pré-candidato a Prefeito, mas realça que está pronto para fortalecer o grupo. Mas, enfatiza que se o seu agrupamento entender que o seu nome é importante, estar pronto para disputar a sucessão.
Comentários