Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Meio Ambiente realizou blitz para combater poluição sonora


A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, no último domingo, 17, promoveu blitz de conscientização quanto ao uso de carro de publicidade itinerante, dentro das normas, de 75 DB durante o dia. O trabalho foi realizado no perímetro da Avenida Jornalista Augusto Gomes, no Bairro Cidade Nova, avenida que possui grande fluxo de veículos aos domingos por conta da feira livre que é realizada no referido bairro.

Adicionar legenda
A feira do Bairro Cidade Nova é breve e acorre das 07h às 13h. Comumente os proprietários de lojas, de mercadinhos, de armazéns colocam equipamentos de som na frente do estabelecimento para fazer a divulgação dos seus produtos; outros colocam carros de som estacionados e até mini-trios a circularem com propaganda. A cacofonia fruto desses veículos tem sido objeto de reclamações da sociedade à Secretaria do Meio Ambiente e também ao Ministério Público e este tem enviado os encaminhamentos para a Prefeitura para que seja feita a fiscalização.

O trabalho foi realizado com as presenças do secretário adjunto do Meio Ambiente, Fabio Oliveira, da engenheira ambiental Daniele Monique, do diretor de Poluição Sonora Matias Filho, do técnico em medição de áudio, Washington Santana, do representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, jornalista Genílson Máximo e da SMTT. A blitz consiste na orientação do condutor do veiculo de publicidade, do proprietário de estabelecimento que opera com o som na frente da loja. A Prefeitura deu até o final do mês para que essas pessoas façam seus cadastros na Secretaria do Meio Ambiente, tendo que observar questões como Alvará e licença ambiental; quanto à documentação do veiculo a SMTT fará as observações.

O diretor de Poluição Sonora, Matias Filho, enfatizou que irá reunir os proprietários de veículos de propagada itinerante para uma conversa onde será discutido um entendimento quanto ao uso desses veículos - horários de propaganda, ajuste de volume (decibéis). Quanto aos veículos que usam som no porta-malas, que tem sido objeto de reclamações da sociedade, o diretor Matias disse que vai pedir orientação ao Ministério Público de como combater o abuso do uso desses sons que geram desconforto nos finais de semanas, principalmente, prejudicando a saúde auditiva de vizinhos, idosos e até pessoas com estado de saúde em tratamento.

O secretário de Meio Ambiente Everaldo Carvalho reconhece que tem muito por fazer em favor do combate à poluição sonora e que a Secretaria estar com muita disposição para fazer o debate com a sociedade e também punir os infratores.

Comentários

Anônimo disse…
Maneiro...

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das