Pular para o conteúdo principal

Comunicadores de Estância de olho nas eleições de 2012



Com a aproximação do pleito de 2012, profissionais da Comunicação de Estância estão na fila pela disputa do voto popular

Não é  a toa que Estância carrega o título de “Berço da Imprensa Sergipana”. Por muitas décadas circularam os jornais Folha Trabalhista e Gazeta de Estância; terra natal de Gumercindo Bessa, jornalista que integrou a Academia Sergipana de Imprensa; essa veia de jornalismo e de comunicação social continua acesa revelando bons profissionais a cada ano, mantendo viva a história dos comunicadores pioneiros, o Recompilador Sergipense, União, Urtiga, O Rabudo, Santa Cruz em Revista, A Razão e outros.

A cidade possui quatro emissoras: Rádio Esperança, Rádio Abais, Rádio Marazul e Radio Ilha; possui três jornais de expressiva presença, Folha da Região, A Tribuna Cultural, O CAMINHO, e diversos sites, entre os mais acessados, o Estância Online.

A cidade tem revelado exímios comunicadores e excelentes jornalistas. Boa parte desses contribui, também, com a Imprensa da capital. Alguns ganham a vida atuando nos meios de Comunicação do município. Um fato que merece evidência é o reconhecimento que o prefeito Ivan Leite deu a essa categoria, quando convidou profissionais de rádio e de jornalismo para integrar a Secretaria de Comunicação do Município. O presidente da Câmara de Vereadores, João Antônio Silveira, também agiu da mesma forma; em Estância, os comunicadores têm recebido um trato diferenciado da realidade de outros municípios.

Com a aproximação do pleito de 2012, profissionais da Comunicação de Estância estão na fila pela disputa do voto popular. Eles têm contribuído bastante para com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, abrindo espaço para que a população possa apresentar seus reclames, cobrar dos poderes públicos e privados. Esses comunicadores estão ávidos à espera de uma oportunidade para ajudar, ainda mais, na construção da cidadania.

Estância ainda não respondeu de forma positiva (eleitoralmente) aos representantes da Comunicação local. Sabe-se o quanto é difícil a disputa eleitoral, a cada ano fica ainda mais distante concretizar o sonho. Mesmo diante dessa realidade, Estância tem um leque de bons nomes que podem valorizar ainda mais o pleito seguinte.

No decorrer dos últimos 20 anos, militantes da Imprensa estanciana têm se colocado à aprovação do eleitor; alguns concorrendo ao cargo de Prefeito, outros ao cargo de Vereador. Entre eles podemos citar: Augusto Santos, Araújo Junior, Dadau Barreto, Luiz Carlos Dissanti, Eduardo Abril, Joilson Meneses, esses alcançaram ibope na apresentação diária de seus programas, mas não obtiveram êxito nas urnas.

Outros nomes amplamente conhecidos como: Mizael Dantas, Magno de Jesus, Augusto Santos, Jorge da Cidade Nova, Ribeirinho Festas, Manelão, Chiquinho, são nomes que estão na lista dos pré-candidatos às eleições municipais de 2012. 

Nos últimos tempos surgiram novos nomes: Kakau Liberal, Jussara Assunção, José Cruz, Nelson Goleiro, Marcelo Mazê, Zeno Santos, Sansão Big Som, Evilásio da Sulgipe, Ferreira Santos, Caio Vilanova (do site estancia online), Nadjo Lisboa, Chicão, Pisca Júnior, Igor Sat, Reginaldo Lima, são pessoas que têm atuação na Imprensa falada e na escrita; são profissionais que colaboram com a construção da cidadania, bons nomes, capazes,  para ocupar um cargo eletivo.

O jornalista Magno de Jesus (A Tribuna Cultural) é pré-candidato a Vereador, deve disputar as eleições pela terceira vez. O radialista Pastel, que foi expulso da Rádio Abais onde apresentava um programa, faz parte da lista dos que estão de olho na Câmara Municipal, é pré-candidato a Vereador.

É sabido que um bom comunicador tem papel importante à frente de órgãos públicos ou privados, é responsável pela comunicação clara e imediata. A sociedade gosta de respostas breves. Uma empresa que presa pela sua clientela deve ter uma boa assessoria de imprensa, deve estar em sintônia com o seu público; da mesma forma, um político inteligente, deve trazer consigo um bom assessor de comunicação; não adianta trabalhar tanto e a sociedade não ter conhecimento. A comunicação deve atingir o seu alvo com sutileza, convicção e objetividade. Os comunicadores têm papel fundamental na construção da sociedade. 

Por: Genilson Máximo

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns, Genílson pela matéria. Vc sabe valorizar os colegas de profissão.
JUSSARA ASSUNÇÃO disse…
PARABÉNS GENILSON PELO EXCELENTE TEXTO! MUITO LEGAL VC ENFATIZAR TDS OS SEUS COLEGAS DE PROFISSÃO, DANDO MAIOR APOIO A ÁREA DE COMUNICAÇÃO...POIS SÃO "ELES" OS COMUNICADORES QUE FAZEM O CAMINHO DE ACESSO DO POVO AOS HOMENS PÚBLICOS QUE GOVERNAM ESTA CIDADE.
Karina Liberal disse…
Obrigada pela lembrança... mas para registro dos seus leitores deixo claro que esse é um projeto para o futuro.. no momento irei me dedicar a cursar direito, me formar nessa carreira para assim poder ajudar melhor a população da minha cidade!
Fica o abraço carinhoso da colega e amiga de sempre.
Kakau liberal
Karina Liberal disse…
Ah... em tempo os parebéns por finalmente investir num blog seu... você tem muitas e muito assunto para expressar... interessantes de serem compartilhados com os demais estancianos e terráqueos... kkk afinal de contas... agora as suas opiniões estão lidas no mundo inteiro!

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das