Pular para o conteúdo principal

Laércio defende a interiorização da UFS


O deputado federal Laércio Oliveira participou na terça-feira, 16, no Palácio do Planalto da solenidade de criação de quatro universidades federais, na terceira etapa do Programa de Expansão da Rede de Educação Superior.  Ele destacou a importância de promover a interiorização da universidade Federal de Sergipe, investindo nos que já estão em fase de construção em Itabaiana e Lagarto e criando outros campi em Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá para atender as populações do sertão, do sul e do norte do estado, respectivamente. “Por esse motivo, estive essa semana na Universidade Federal de Sergipe para conhecer os projetos de criação dos campi no interior do estado”, disse o parlamentar.

A UFS tem projetos de campi focados, ou seja, com concentração em uma área. A idéia é que o campus do Alto Sertão tenha cursos de agronomia, zootecnia, veterinária e engenharia florestal para atender as necessidades econômicas e vocacionais da região. O de Estância seria focado em Engenharia, em função da natureza industrial da cidade e do norte do estado da Bahia. Seriam 10 cursos: Civil, Mecânica, Elétrica/Eletrônica, Computação, Química, Minas, Naval, Petróleo, Produção e Materiais. Laércio destaca ainda a importância de criar um em Propriá para atender a região que tem que tem uma economia voltada para agricultura, em especial a produção de arroz e a pesca.

“Temos que aproveitar esse programa de expansão do Governo federal para levar universidades para o interior do estado. A de Estância, por exemplo, beneficiaria uma população de 12 municípios, que juntos tem uma população de cerca de 200 mil habitantes. Já o de Glória atenderia sete municípios do sertão, ou cerca de 150 mil pessoas”, informou o parlamentar.

Segundo Laércio, é preciso inserir Sergipe nesse Programa de Expansão da Rede de Educação. As quatro novas universidades lançadas pelo governo federal serão criadas em estados do Norte e Nordeste. Elas serão divididas em 17 novos campi, ao todo. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá. A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte. Na Bahia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) terá sede em Barreiras. O estado ainda receberá a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), no município de Itabuna. A criação das universidades ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Além da interiorização da UFS, o parlamentar defende o fim do vestibular. Segundo ele, a educação brasileira precisa avançar para oferecer condições a todos os estudantes brasileiros. “Defendo o livre acesso às universidades. O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem ajudado nesse sentido, porém defendo que precisamos avançar ainda mais”, disse Laércio.


Fonte:
Carla Passos
Assessoria de imprensa do deputado federal Laércio Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das