Era um dia de terça-feira, 15 de abril de 2003; eu estava no estúdio de produção da Rádio Esperança, fazia a programação do dia seguinte. O telefone tocou, atendi, do outro lado da linha nosso colega de radio Doutor Jorge: “Genílson, meio-dia vá lá em casa, vamos gravar o meu programa”. – Era comum produzirmos o Programa “A Esperança Conversa com Você” nesse horário.
Ao meio-dia eu estava lá no portão a conversar com o vigia enquanto o aguardava. Por volta do meio-dia e dez o carro apontara e fizera uma parada defronte da casa de Dona Laura (funcionária de confiança). O veículo seguiu até onde eu estava, ao descer, Doutor Jorge mandou que eu entrasse e o aguardasse na varanda da sua residência. Minutos depois retornou, abriu a sala de estar e convidou-me a entrar. Na sala existia um pequeno estúdio: mesa de áudio, microfone, tape deck, sobre uma mesinha no canto de uma janela do lado esquerdo da sala.
Eu tinha preparado um tema sobre a música “ENGANADORA” (Alcides/Monarco), dando destaque para a interpretação diferenciada de dois grandes nomes do samba: Monarco e João Nogueira. Cada um com o seu estilo, com sua maestria. Doutor Jorge fazia os comentários enquanto eu operava os equipamentos. Os comentários feitos pelo colega eram excelentes e ricos em detalhes. A gravação era feita em fitas cassetes – TDK, SCOTH, PHILLIPS e BASF, depois encaminhada à emissora e reproduzida às 12:30h e às 21 horas. A cada dia uma gravação, um novo tema, um programa novo.
Naquele tarde, após a gravação, Doutor Jorge perguntou-me se eu conhecia a história artística e amorosa de Herivelton Martins e Dalva de Oliveira. Eu não conhecia, mas sabia da existência de ambos. Ficou decidido que a próxima gravação teria como tema os referidos cantores. Mas, Doutor Jorge como um aplicado radialista mandou comprar em São Paulo, em uma loja especializada, dois long-play (LP) do referido casal. Esperamos por cerca de quinze dias até chegarem. Mais uma vez nos reunimos ao meio-dia em sua residência para uma avaliação do material.
Dias depois, gravamos o programa e músicas como: Errei Sim, Bandeira Banca, Que Será, Tudo Acabado (Dalva); Cadeira Vazia, Atiraste uma Pedra, Pensando em Ti (Nelson Gonçalves); Vingança (Lupicinio) e outras foram destaques do programa em homenagem a Dalva e Herivelton; comentários abalizados com riqueza de detalhes foram evidenciados pelo aprosentador, uma vez que Jorge Leite foi contemporâneo do episódio. Conseguiu rememorar a trajetória de um dos casais mais célebres (e expostos) da história da música brasileira.
Para a minha surpresa, no ano de 2010, a Rede Globo levou ao ar a minissérie “Uma Canção de Amor” que relatava a história dos referidos cantores. Mas, a Rádio Esperança, por meio do seu criador, chegou primeiro.
Genílson Máximo
Jornalista e Radialista
Comentários