Pular para o conteúdo principal

Dalva de Oliveira e Herivelton na versão de Dr. Jorge Leite

Era um dia de terça-feira, 15 de abril de 2003; eu estava no estúdio de produção da Rádio Esperança, fazia a programação do dia seguinte. O telefone tocou, atendi, do outro lado da linha nosso colega de radio Doutor Jorge: “Genílson, meio-dia vá lá em casa, vamos gravar o meu programa”. – Era comum produzirmos o Programa “A Esperança Conversa com Você” nesse horário.

Ao meio-dia eu estava lá no portão a conversar com o vigia enquanto o aguardava. Por volta do meio-dia e dez o carro apontara e fizera uma parada defronte da casa de Dona Laura (funcionária de confiança). O veículo seguiu até onde eu estava, ao descer, Doutor Jorge mandou que eu entrasse e o aguardasse na varanda da sua residência. Minutos depois retornou, abriu a sala de estar e convidou-me a entrar. Na sala existia um pequeno estúdio: mesa de áudio, microfone, tape deck, sobre uma mesinha no canto de uma janela do lado esquerdo da sala.

Eu tinha preparado um tema sobre a música “ENGANADORA” (Alcides/Monarco), dando destaque para a interpretação diferenciada de dois grandes nomes do samba: Monarco e João Nogueira. Cada um com o seu estilo, com sua maestria. Doutor Jorge fazia os comentários enquanto eu operava os equipamentos. Os comentários feitos pelo colega eram excelentes e ricos em detalhes. A gravação era feita em fitas cassetes – TDK, SCOTH, PHILLIPS e BASF, depois encaminhada à emissora e reproduzida às 12:30h e às 21 horas. A cada dia uma gravação, um novo tema, um programa novo.

Naquele tarde, após a gravação, Doutor Jorge perguntou-me se eu conhecia a história artística e amorosa de Herivelton Martins e Dalva de Oliveira. Eu não conhecia, mas sabia da existência de ambos. Ficou decidido que a próxima gravação teria como tema os referidos cantores. Mas, Doutor Jorge como um aplicado radialista mandou comprar em São Paulo, em uma loja especializada, dois long-play (LP) do referido casal. Esperamos por cerca de quinze dias até chegarem. Mais uma vez nos reunimos ao meio-dia em sua residência para uma avaliação do material.

Dias depois, gravamos o programa e músicas como: Errei Sim, Bandeira Banca, Que Será, Tudo Acabado (Dalva); Cadeira Vazia, Atiraste uma Pedra, Pensando em Ti (Nelson Gonçalves); Vingança (Lupicinio) e outras foram destaques do programa em homenagem a Dalva e Herivelton; comentários abalizados com riqueza de detalhes foram evidenciados pelo aprosentador, uma vez que Jorge Leite foi contemporâneo do episódio. Conseguiu rememorar a trajetória de um dos casais mais célebres (e expostos) da história da música brasileira.

Para a minha surpresa, no ano de 2010, a Rede Globo levou ao ar a minissérie “Uma Canção de Amor” que relatava a história dos referidos cantores. Mas, a Rádio Esperança, por meio do seu criador, chegou primeiro.

Genílson Máximo

Jornalista e Radialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das