Pular para o conteúdo principal

Eleições Municipais de 1988

Dom Coutinho (bispo), Walter Cardozo (prefeito) Prof. Teles
                                                                
(Se a história não contou, eu conto)
Eleições de 1988 


Vou trazer à baila fatos que aconteceram nos bastidores políticos por conta das eleições municipais de 1988 em Estância. Naquele ano o governador do Estado de Alagoas, Collor de Melo, almejava ser Presidente do Brasil.  O Partido da Juventude (PJ), com base nos Estados do Rio e São Paulo, foi escolhido para dar suporte ao sonho do governante alagoano. 


O seu mote de campanha era “Caçador de Marajás”. Com sua retórica aguda, o governante Collor  acendia no nordestino a esperança de ver o país passado a limpo. As promessas eram alvissareiras. Diante da sua ascensão, o PJ estava na moda.


Na quentura desse modismo, aqui na cidade foi criado um diretório do PJ capitaneado pelos jovens, Augusto Santos, Corinto Andrade, Dr. Wellington, professor Walmir e este que vos escreve.  Transcorria nos corações estancianos o desejo patriótico de eleger o futuro Prefeito.  O prefeito Carlos Magno estava na iminência de encerrar seu mandato de seis anos. 


Naquele ano disputavam a Prefeitura o empresário Ivan Leite (PDC), o médico Walter Cardozo e o comerciante Nivaldo Silva, os dois últimos concorriam pelo PDS.  O prefeito Carlos Magno estava disposto a dar apoio a Nivaldo Silva.


Houve muitos encontros e conversas visando um entendimento político entre os grupos. Lembro-me que num sábado, pela tarde, saímos de uma reunião de cúpula, da qual participara o prefeito Carlos Magno e o empresário Nivaldo Silva, certos de que, no domingo, seria realizada a homologação do nome de Nivaldo, nas instalações da Lira Carlos Gomes. 


No dia seguinte, pela manhã, engalanado, eu chegava à sede da lira e Renato Silva me informara que na noite anterior (sábado para domingo) o acordo entre Nivaldo e Carlos Magno havia sido desfeito. E que o prefeito Carlos Magno iria apoiar Walter Cardozo. A convenção de apoio a Walter  Cardozo acontecia nas instalações do SESI  naquela manhã de domingo.


O nosso partido (PJ), por intermédio do médico José Augusto, foi convidado a ter uma conversa com o candidato do PDC. O filho de “doutor Jorge”, iniciante na política, que nos recebeu na residência de Dr. José Augusto, por volta do meio-dia. Não houve um entendimento. Confesso que foi um encontro diplomático, num clima de cordialidade.  Era o meu primeiro contato com o democrata Leite.


Sob a influência de Carlos Magno, o PJ foi convidado a ter uma conversa com Walter Cardozo.  Desse encontro eu não participei, estive fora da cidade, fui informado que o encontro foi positivo  com o prefeiturável pedessista. O entendimento consistia na criação da Secretaria de Ação Comunitária, que seria representada pelo Partido da Juventude. Na eleição daquele ano o PJ  “vestiu” a camisa do candidato albanista. O Partido da Juventude lançou quatro candidatos a Vereador; não conseguiu eleger nenhum, mas rendeu à coligação uma soma de mais de 500 votos.

As campanhas eleitorais daquela década eram apoteóticas: comícios seguidos de shows artísticos, distribuição de cartazes, santinhos, camisas, bonés e etc. O resultado das eleições era apurado nas instalações do fórum local, onde atualmente funciona a Câmara Municipal; vários pleitos foram orientados pelos juizes de Direito, Dr. José Artêmio Barreto e Dra. Rosalgina Almeida que conduziram com maestria os pleitos eleitorais à época.


“Quem viver verá”, foi o mote da campanha eleitoral de Walter Cardozo, composição da professora Raimunda Andrelina. Valter vencera as eleições com cerca de 5.500 votos; Ivan Leite, candidato pela primeira vez, auferiu cerca de cinco mil votos. Seu mote de campanha era “Onde o sol nasce para todos”. Walter Cardozo ressurgia das cinzas diante da derrota para Deputado Estadual, nas eleições de 1986, quando obteve  cerca de 4 mil votos e o empresário Ivan Leite ficou bem na fita e de olho na eleição de deputado.


Durante o período de transição municipal,  Corinto Andrade, Augusto Santos e professor Valmir  foram à casa do prefeito eleito que residia no imóvel que dá lugar ao Supermercado Bombom.  O encontraram a se balançar numa rede na sala de estar; Walter  os recebeu  apático; difidentes,  falaram do assunto que os levara até ele, Walter foi imperativo: “Vocês acham que eu vou dar uma Secretaria para vocês? Vão tirar o fedor do mijo”, e deu as costas deixando-os na sala. Diante da negativa, os meninos ficaram com cara de cão que caiu da mudança.


Genílson Máximo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das