Rua Capitão Salomão (centro) |
A sucessão municipal é dos assuntos mais abordados nos ‘senadinhos’ da cidade de Estância. Quem são os pré-candidatos, como estão as conversações, quem fica com quem, são os temas mais badalados nas rodas de bate-papos. Estância é uma cidade politizada, onde existem vários segmentos políticos (PRB, PSD, PV, PMDB, DEM, PSDB, PT, PSOL, PT, PCdoB, PTC, PP, PSC, PNM, PSL, PPS, PSCD e outros); alguns presididos por políticos experientes, outros por políticos que ainda não tiveram êxito nas urnas e aqueles que gozam do respaldo do eleitorado.
Os sites locais, os programas jornalísticos de rádios e os jornais impressos têm cedido espaço para os políticos discorrem sobre suas articulações, acendem o debate nas rodas políticas e a cada dia a sucessão municipal se torna o assunto mais acalorado na cidade. Emissoras locais, Rádio Marazul, FM ILHA e a Nova Abais, abrem os seus microfones para fortalecer esse debate que é bastantemente acompanhado pelos ouvintes.
Na eleição municipal de 2008 a grande maioria dos partidos de oposição se somou no sentido de fazer o enfrentamento ao candidato Ivan Leite, prefeito, que disputava sua reeleição. Ivan apoiado por um pequeno número de partidos conseguiu derrotar a todos, inclusive, emissoras de rádio que lhe imputavam infâmia no período.
As correntes de oposição já estão se articulando, mais uma vez, para fazer o enfrentamento à sucessão do prefeito Ivan Leite. Na manhã de terça-feira, 18, o ex-prefeito Zé Nelson fez uma intervenção no programa do radialista Aldir Júnior, na Rádio Abais, e fez a convocação dos partidos de oposição para compor o enfrentamento à sucessão do prefeito Ivan Leite. Zé Nelson reconhece que Ivan Leite tem liderança política – ‘Foi eleito prefeito duas vezes, elegeu seu candidato a deputado estadual e é muito inteligente’, enfatizou. Nelson externou ainda que o governador Marcelo Déda vai apoiar o pré-candidato a prefeito indicado por Ivan Leite. É claro que essa verbalização não agradou os aliados locais do governador.
O grupo político formado em 2008 já não se afinava nas eleições de 2010; cada um seguiu seu destino – Filadelfo Alexandre (PMDB) deu apoio a Garibalde; professor Dudu e os vereadores Artur e Dominguinhos (PT) deram apoio a Ana Lúcia; Carlos Magno (ainda no PSB) deu apoio a Vitor Mandarino (seu partido tinha candidato próprio). Foram deixados de lado os interesses coletivos e prevaleceram os interesses individuais.
Estância tinha quatro candidatos a Deputado Estadual: Cristóvão Freire (PSB); Zé Magno (PPS) Márcio Souza (PSOL) e Gilson Andrade (PTC). A tão propalada defesa dos interesses da cidade, professada pelo grupo de oposição (2008), foi ignorada.
Fazendo uma avaliação dos resultados da eleição de 2010, dá para ver quem tem liderança política no município: o vereador Professor Dudu e os vereadores Dominguinhos e Artur deram à candidata Ana Lúcia a soma de 1.223 votos; o ex-prefeito Carlos Magno deu a soma de 1.255 votos para o candidato Vitor Mandarino; Filadelfo Alexandre rendou exatos 474 votos para Garibalde Mendonça; o PCdoB deu a candidata Tânia Soares 213 votos; Dr. Cristóvão Freire, do PSB, obteve 2.181 votos; Zé Magno, do PPS, obteve 4.252 votos e Gilson Andrade (PTC), apoiado pelo prefeito Ivan Leite, obteve 11.475 votos.
O prefeito Ivan Leite venceu as eleições de 2008 e elegeu o seu candidato a deputado estadual. Contra fatos não há argumentos.
Por:Genílson Máximo
Comentários