Pular para o conteúdo principal

Professora Adriana Oliveira apoia o ‘Outubro Rosa’

Adriana Oliveira lembra às mulheres a importância do 'Outubro Rosa'

Outubro chegou e já estamos nos últimos dias do mês. Certamente, para muitas pessoas o período pode não representar muita coisa. Mas, para um grande numero de mulheres, em todo mundo, este é um dos meses mais importante do calendário. 

Foi criado nos Estados Unidos, em 1997, o ‘Outubro Rosa’, um movimento mundial de luta contra o câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o mal. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.
O ‘Outubro Rosa’ é um movimento que merece atenção de todos. As pessoas devem fazer repercutir o assunto, para lutar juntas contra um mal que mata muitas mulheres no mundo e em nosso país. É triste saber que o número de mulheres mortas pelo câncer de mama continua a crescer no Brasil. Mais de dez mil mulheres morrem no Brasil todos os anos por causa do câncer de mama, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 60% dos casos o câncer de mama é detectado em estágio avançado, estima-se que neste ano, surgirão cerca de 50 mil casos novos de câncer no Brasil.

Em Estância a coordenadora do Programa de Políticas Públicas para a Mulher, professora Adriana Oliveira, tem sido uma baluarte na luta contra a violência praticada à mulher, e dentro desse contexto, tem motivado as mulheres participarem dos serviços oferecidos pela Prefeitura, um deles é o exame preventivo de lâmina e orientações como fazer o auto-exame das mamas, em casos positivos a paciente é encaminhada para o tratamento. O trabalho tem ganhado a credibilidade das mulheres e já vem sendo realizado há mais de três anos na cidade de Estância.

Técnicos de saúde lembram que é importante a mulher saber massagear ao redor do seio, os exames são os maiores trunfos que a mulher possui para combater o câncer de mama. O auto-exame (toque) ajuda que o câncer seja descoberto precocemente com grandes chances de cura.
 
‘Outubro Rosa’ é um movimento mundial que tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama. Se cada um fizer um pouquinho, a gente faz a diferença!


O QUE É O AUTO-EXAME?
É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.

QUANDO FAZER?

Faça o auto-exame uma vez por mês.
A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

O QUE PROCURAR?

Diante do espelho:

Deformações ou alterações no formato das mamas
Abaulamentos ou retrações

Ferida ao redor do mamilo
No banho ou deitada:

Caroços nas mamas ou axilas
COMO EXAMINAR SUAS MAMAS?
Diante do espelho:


Eleve e abaixe os braços.
Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.


Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.
Faça o mesmo na mama esquerda.


Deitada:
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.

A T E N Ç Ã O:
Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor!

Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.



Por:Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das