O feriado de Finados foi de muito movimento nos cemitérios de Estância. Familiares e amigos aproveitaram o dia para fazer a visitação aos túmulos e sepulturas existentes nos cemitérios São Francisco (Cidade Nova), Cruz Vermelha e Piedade (centro). Durante todo dia as pessoas aproveitaram para orar pela alma dos seus entes-queridos, para colocar flores nos sepulcros, para meditar e até chorar de saudades. O Dia de Finados induz as pessoas a fazerem profunda reflexão sobre o mistério da vida: "Tu és pó, e ao pó voltarás". (Gênesis 3,19).
O sentimento de saudade fica ainda mais acentuado no dia dos mortos. Adentrar ao interior da necrópole e fazer a visitação aos sepulcros de familiares, de amigos de infância, de amigos dos tempos de escola, de amigos de trabalho e ver as fotos-porcelanas pregadas às lápides, rostos conhecidos, enchem-nos de muita saudade; um vazio, uma espera infinita, que aumenta ainda mais no lembrado dia.
Os cemitérios públicos de Estância receberam um tratamento especial da Prefeitura para celebrar o Dia de Finados. Eu pude constatar a satisfação das pessoas que se mostraram agradecidas pelos serviços de reforma e ampliação. O Cemitério Cruz Vermelha está no seu limite, mas foi dotado de mais 160 gavetas funerárias e até ossário. O Cemitério São Francisco, no bairro Cidade Nova, é muito, pode até dar suporte para os cemitérios do centro da cidade, há muito espaço, quiçá, para atender a duas ou três décadas sem lotar.
O Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, A religião protestante não reconhece o feriado de Finados como uma celebração, pois alega que a data não está presente na Bíblia, consequentemente não têm motivos para comemorar.
O dia de hoje foi de muita movimentação nos cemitérios da cidade e para finalizar a passagem do Dia, o pároco local celebrou missa ao ar livre, defronte do antigo prédio do Grato Cardozo, às 17 horas, em memória dos mortos, com a presença de grande multidão.
Genílson Máximo
Comentários