Rampa de acesso ao Cruz Vermelha |
A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria de Urbanismo, em um gesto de respeito aos sentimentos cristãos dos munícipes, pelo sétimo ano consecutivo, preparou os cemitérios públicos para a celebração do Dia de Finados. Nesta terça-feira, 01, pela manhã, nossa equipe de reportagem acompanhou o secretário de Urbanismo, Everaldo Carvalho, para ver de perto os reparos que foram feitos nos cemitérios da Cruz Vermelha (centro) e São Francisco, no Bairro Cidade Nova.
Cemitério S. Francisco |
Todos os anos, no Dia de Finados, estancianos lotam os cemitérios locais para participarem da celebração do dia; centenas de familiares se fazem presentes durante todo o dia, levando flores, velas, fazendo orações, marcam presenças na celebração da missa de finados que é realizada nas duas necrópoles pelo pároco da cidade. Na manhã de hoje (terça-feira, 01), a prefeitura já concluiu os trabalhos de limpeza, capinação, podas de árvores, ajardinamento e pinturas dos referidos sepulcrários.
O cemitério da Cidade Nova recebeu reformas dos muros, pintura dos mesmos, reforma e pintura da capelinha, capinação, recuperação de urnas funerárias. E na parte exterior, na rua da frente, o campo-santo teve o nome impresso no muro: 'Cemitério São Francisco'.
Cidade Nova |
Durante nossa visita encontramos diversas pessoas cuidando dos sepúlcros, limpando-os, pintando-os, colocando flores, tudo feito com antecedência para engrandecer a celebração do Dia de Finados. O Sr. Antônio Oliveira (67 anos) disse estar satisfeito com a atenção que o prefeito tem dedicado ao referido cemitério: “Hoje eu vejo isso aqui todo arrumado, bem cuidado, tratado com respeito aos mortos. Antes desse prefeito não era assim”, pontuou.
O morador do Bairro Cidade Nova, Elísio dos Santos (55 anos), também disse que antes do atual gestor o cemitério se encontrava abandonado, com os portões quebrados, com os muros caídos, cheio de mato. O pedreiro Raimundo Reis, que estava a limpar um túmulo pertencente à sua família, expressou estar satisfeito com o tratamento que a prefeitura tem dedicado ao referido cemitério.
Cruz Vermelha |
Após visitarmos o cemitério São Francisco, fomos ao cemitério da Cruz Vermelha, no centro da cidade. O secretário Carvalho ressaltou que o campo-santo Cruz Vermelha foi dotado da revitalização da rede elétrica, incluindo implantação de novos postes, com braços longos e novas luminárias; foi construída rampa de acesso no portão de entrada, passarela até as gavetas; construído local para acender velas; feita a instalação de água encanada e construído banheiro público. Além dessas reformas, a necrópole ganhou pintura interna e externa, incluindo reformas gerais na capelinha.
São Francisco - Cidade Nova |
Além de todas essas reformas, o cemitério Cruz Vermelha foi dotado de 200 gavetas funerárias; na primeira etapa foram costruídas 50 unidades, na segunda etapa, construídas mais 150. O campo-santo ainda foi equipado com a construção de um ossário.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos, esse dia anual, é comemorado no dia 2 de novembro.
Secom
Comentários