Pular para o conteúdo principal

Unit capacita conselheiros tutelares no interior de SE


“Não se faz proteção à criança e ao adolescente simplesmente porque a legislação exige. Você precisa da educação, da saúde, esporte, lazer, precisa tanto da parceria da sociedade civil – organizada ou não – quanto da família e do Estado. Sem essa rede, a proteção não funciona”. As palavras são da professora do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes, Kátia Araújo. Na última quarta-feira, 27, ela ministrou uma capacitação sobre rede socioassistencial para conselheiros tutelares no Campus Estância da Unit. “É o conselheiro tutelar quem faz a notificação dos casos de violação de direitos, mas vai notificar e encaminhar para onde? Um abrigo? Um Centro de Referência em Assistência Social? Se ele não conhecer a rede socioassistencial, não saberá se articular”, diz Kátia. 

O projeto extensionista de capacitação dos conselheiros tutelares também levou a Estância acadêmicos e profissionais dos municípios de Tomar do Geru e Indiaroba. Muitos deles aproveitaram para expor as dificuldades encontradas no funcionamento da rede socioassistencial. “Precisamos ser convidados a participar da construção de projetos sociais, o que não acontece. Nós geralmente somos meros espectadores, porque falta boa vontade do poder público. Outro problema é a falta de estrutura nos conselhos, o que impossibilita a execução de um bom trabalho”, avalia Marcelo Leite de Souza, presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de Indiaroba.

 Segundo a professora Kátia Araújo, o maior problema para a efetivação da rede socioassistencial é a falta de conhecimento de território. “Conhecendo o território, todos os parceiros devem sentar-se,estabelecer um plano único de ação e avaliar as ações, observando que cada família tem que ser individualizada porque o problema de uma não é o mesmo de outra. Como isso não é feito, temos uma rede que não funciona em rede. Cada instituição age de forma isolada”.

A capacitação dos conselheiros tutelares é um projeto extensionista desenvolvido há cinco semestres no Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Serviço Social – Caepss – da Universidade Tiradentes. Hoje conta com a participação das acadêmicas Chanaia dos Santos, Eliane Dias Azevedo e Kássia Kelly Conceição Santos, orientadas pela professora Ângela Maria Santos Hora. “Inicialmente pensamos em atender somente os conselheiros de Estância, mas diante das pesquisas de campo e dos estudos direcionados das alunas, foi observado e solicitado por outros conselheiros que o projeto se estendesse a outros municípios”, afirma a orientadora. 


  O projeto prossegue até o dia 30 de novembro. “Orientamos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e várias outras questões, desde a importância de ser um conselheiro tutelar, de estar diretamente vinculado às famílias, às crianças. Este profissional é indispensável na relação do acesso das crianças e adolescentes aos seus direitos, ao cumprimento da lei. Por isso, precisa estar cada vez mais qualificado”, ressalta a professora Miraci Correia, coordenadora do curso de Serviço social da Unit.

A estudante de Serviço Social Eliane Azevedo analisa como positiva a participação no projeto. “Para nós a maior importância disso tudo é observar na prática o que é a profissão do conselheiro e se envolver em todas as instâncias da rede socioassistencial, no desenvolvimento das atividades cotidianas”, diz.

 Representantes do poder público também reconhecem o valor da ação extensionista. Francisco José Alves Santos, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Indiaroba não é conselheiro tutelar, mas faz questão de participar da capacitação.

“Enfrentamos muitos problemas relacionados aos direitos das crianças e adolescentes, por isso, precisamos dessa capacitação, de uma parceria entre o Conselho Tutelar, prefeitura e a família, que tem um papel primordial. Um momento como esse é impar, pois nos capacita para lidar com um público tão diversificado”, comenta.

O prefeito de Estância, Ivan Leite, também marcou presença e enalteceu o evento. “O conselheiro tutelar tem um papel fundamental, que é o de cuidar das crianças forma desvinculada da gestão pública municipal. Ele é eleito diretamente pela população e capacitá-lo é imprescindível para que possa exercer sua função não só de forma correta, ética, mas também com conhecimento de causa, sabendo o que está fazendo. Parabenizo a Unit pela iniciativa”.

Assessoria da UNIT.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das