A Defensoria Pública do Estado concluiu a entrega de 120 scanners. Os novos aparelhos foram distribuídos entre os defensores públicos lotados nas unidades de atendimento da instituição, localizadas nos Fóruns e Juizados da capital e interior, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima e nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac).
A aquisição, segundo o defensor geral Raimundo Veiga, visa agilizar o trabalho dos defensores públicos que necessitam digitalizar documentos para o peticionamento eletrônico. “Vimos à necessidade de oferecer equipamentos mais modernos e ágeis para o trabalho diário dos defensores públicos e estagiários. O scanner é uma ferramenta indispensável para esses profissionais que enviam dezenas de petições diariamente. É importante ressaltar que estamos trabalhando de forma intensa para promover a satisfação dos defensores públicos e da comunidade, que busca o atendimento da Defensoria Pública”, destacou.
Segundo o coordenador de Tecnologia em Informática, Aloísio Santos, os scanners proporcionam agilidade e redução de tempo. “São aparelhos modernos e rápidos da marca Cannon. Enquanto o comum digitaliza uma página por vez, esse scanner faz 20 páginas frente e verso em apenas trinta segundos, corrige a qualidade e converte o documento em PDF. Antes o defensor público levava trinta minutos para concluir o trabalho e hoje ele gasta apenas dois minutos”, garantiu.
Para o defensor público Eric Martins, a modernização beneficia a população que necessita dos serviços da instituição. “É um processo de aceleração e aperfeiçoamento do trabalho dos defensores públicos, uma vez que não precisamos ir atrás de outros órgãos para realizar os serviços e, consequentemente, quem ganha é a população. Esse primeiro passo vai ser de muita ajuda, mas essa modernização tem que ser intensificada”, disse.
“Esses aparelhos vieram no momento oportuno, haja vista, os juizados e algumas Varas já trabalharem de maneira virtual, tendo assim a necessidade de digitalizar documentos e petições. O scanner vai otimizar nossos serviços”, enfatizou a defensora pública Elizabete Luduvice.
Débora Matos
Assessora de Comunicação
Defensoria Pública do Estado
Comentários