Pular para o conteúdo principal

Jovens ocupam espaço na política de Estância

Soraya Salim

A jovem advogada tem revelado vocação pelas obras sociais, pela política, e entende que a política é uma ferramenta que pode ajudar na construção de uma vida melhor para a sociedade

Estância, município da região Sul do Estado, a cada dia revela sua forte presença no cenário político estadual. Atualmente governada pelo prefeito mais votado proporcionalmente no estado, com mais de 61% dos votos válidos, Ivan Leite (PSD); nas últimas eleições, Estância elegeu o médico obstreta, Gilson Andrade, deputado estadual.

Ivan Leite, um dos líderes políticos mais destacados no estado, tem colocado na vida política local muitas pessoas que foram eleitas vereador, vice-prefeito, e, por último, teve participação expressiva na eleição do deputado estadual Gilson Andrade (PTC), do grupo dos Amorins. Para esta eleição, no grupo de Ivan Leite tem bons nomes para a Câmara de Vereadores e até para a sucessão municipal.

"Doutor Ivan tem transformado para melhor a vida dos estancianos", reconhece Soraya

Há na cidade um enorme universo de siglas partidárias, incluindo agremiações nanicas. O quadro político sinaliza para uma presença muito forte da juventude na vindoura disputa eleitoral; jovens esses que povoam inúmeros partidos.  No vai e vem dos bate-papos ouve-se muito que ‘Os veteranos que se cuidem’. Na lista dos prováveis candidatos, há muita gente jovem, rapazes e moças, que a cada dia externa ainda mais capacidade e talento.

O PRB, partido que está dando seus primeiros passos no município, tem à frente a competente professora Adriana Oliveira, um bom nome para disputar os cargos de Prefeito, de Vice-Prefeito de Vereadora. Professora Adriana tem trabalhado com políticas públicas que dão à mulher a oportunidade de crescimento e liberdade; nos últimos cinco anos os trabalhos contabilizaram importantes conquistas, principalmente na redução da violência à mulher.

Profª. Adriana Oliveira e Soraya Salim
Dentro da referida sigla há também a jovem Soraya Salim, advogada, casada com Anginho, filho de uma pessoa querida dos estancianos, Zé Taquary, e que tem realizado importante trabalho na gestão do prefeito Ivan Leite; atuou na SMTT, na Educação e agora na Secretaria da Administração, como secretária adjunta. ‘Doutora Soraya’, como é tratada pelos amigos, é uma das responsáveis pela Ala Jovem do PRB, tem trabalhado com cerca de 40 jovens e tem tido expressiva participação nas atividades do PRB no município.

Para comemorar o Mês da Mulher, Soraya Salim tem levado sua mensagem a centenas de mulheres abordando temas como Direitos das Mulheres, Lei Maria Penha e etc. Na noite desta terça-feira, 27/03, a Sra. Salim faz semelhante palestra para um grupo de mulheres na sede da maçonaria,  às 20 horas.

A jovem advogada tem revelado vocação pelas obras sociais, pela política, e entende que a política é uma ferramenta que pode ajudar na construção de uma vida melhor para a sociedade, “Como tem feito doutor Ivan enquanto prefeito desse município", enfatiza a doutora. 



Genílson Máximo

Comentários

Anônimo disse…
A política de Estancia precisa de pessoas mais capazes, mais qualificadas, na altura da inteligencia dos estancianos. Estância deu Gumercindo Bessa, como Gilberto Amado, ter uma câmara como a atual é uma vergonha. Com algumas excessões, Renato Silva Jr., Dominguinhos, Artur, etc. Mas falta a presença da mulher.

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&