Escolha da Rainha do São João |
O governo do Estado já sinalizou que este ano não tem como ajudar os municípios na realização dos festejos juninos por que a prioridade é socorrer os municípios que sofrem com a seca. Prefeitos de municípios mais festeiros, a exemplo do prefeito de Estância, reconhecem que o governador Déda está correto em fazer essa escolha, concordam que esta é a seca de maior proporção das últimas quatro décadas. “Conseqüentemente, merece um sacrifício daqueles municípios que não estão na região mais crítica, assegura o prefeito Ivan.
O São João de Estância é referenciado como um dos melhores do estado. Com os parcos recursos existentes, Estância já está trabalhando na adequação dos festejos. Ivan Leite ressalta que o São João deste ano não perderá o brilho. Mesmo sendo ‘enxugado’, o folguedo contará com a valorização da cultura popular como tem acontecido nos anteriores.
A ênfase será dada aos atrativos como: trios pés de serra, quadrilhas juninas, pastoris, batucadas, shows de barcos de fogo, espadas e busca-pés; concursos juninos, escolha da rainha do São João, arraial na pracinha da Matriz, as procissões religiosas e etc. São esses valores que têm atraído a atenção dos meios de comunicação do Sul do país durante os sete anos do atual governo municipal, puxando também um leque de visitantes e turistas que chega à cidade com o anseio de curtir o melhor São João do Brasil.
Corrida de Barco de Fogo |
O festejo junino de Estância está no cerne da paixão do estanciano. Bairros como Cidade Nova, Senhor do Bonfim, Santa Cruz, Botequim, Porto D´areia, são os veios da maternidade cultural de um povo que mantêm acessa uma das maiores manifestações culturais do estado. A tradicional ‘Salva Junina’ que acontece no dia 31 de maio será organizada com participação de arrastão folclórico, bênção da fogueira, inauguração da vila do forró, apresentação de grupos folclóricos, exibição de espadas, de barco de fogo e na culminância da noite, shows artísticos no forródromo com as bandas Cavaleiros do Forró, Sanfonada e os sertanejos João Neto e Cesinha. A banda Calcinha Preta canta no forródromo no dia 29 de junho, em São Pedro.
Para alegrar o período, serão contratados mais de 30 trios pés de serra, mais de doze bandas locais, sete batucadas, dois reisados, quatro quadrilhas juninas; serão realizados mais de 15 concursos entre eles, da rua mais enfeitada, das agências bancárias mais decoradas; do melhor barco de fogo; do melhor buscapé; do melhor licor; escolha da Rainha do São João. Além da festa da ‘Rua Nova’ com a tradicional corrida de jegue.
Apresentação de atrativos folclóricos |
O São João deste ano será centrado nos atrativos culturais supracitados. A decoração que a Prefeitura está trabalhando para o período faz uma reverência ao centenário de Luiz Gonzada, Rei do Baião. Estância tem nas suas veias o pulsar do forró, uma bandeira que a Rádio Esperança defende; responsável pelo único Concurso de Forró realizado no estado há mais de 40 anos.
Não tenha dúvida. Quem veio sempre volta. Quem não conhece, aproveite para ver de perto o quanto é bom e agradável estar em Estância nessa estação. O estanciano é receptível, alegre, cordial. A cidade é hospitaleira, festeira e no período junino se ouve forró por todos os cantos da cidade. Ruas enfeitadas, fogueiras nas portas, famílias reunidas ao lume da fogueira; comidas a base de milho, de mandioca, de coco, licores de frutas topicais diversas; crianças, moças, rapazes e casais, todos ‘vestidos’ do espírito junino, numa só alegria, que só Estância oferece.
Arraial do Progresso (Praça da Matriz) |
Essa tradição vem de longe, de um tempo despojado das grandes atrações musicais. Chico Surdo, inventor do Barco de Fogo; Valdemar Grageru, Zé Gaiatinho, Dona Carlota, Zé Paulo, Antônio Osvaldo (contador), Zé do Pó, Tozinho, Tonho Lixa, Totinha, Nide do Porto, Nozinho, Zequinha Embolador, todos foram fogueteiros e folcloristas; são precursores da cultura que fez de Estância dona do melhor e mais animado São João do Brasil.
A nova geração de fogueteiros e folcloristas, alguns conhecidos apenas pelo pré-nome como: Roni, Márcio, Kekeu, Mingo, Valter, Nenê da Batucada, Jorge Bonito, Sivaldo, Carlos Alberto, Bebeça, Dona Zefinha, Gerson da Batucada, Cride, encontraram no atual prefeito Ivan Leite o apoio esperado e este trabalhou por todos esses anos com o fito no resgate e valorização da cultura junina. A prefeitura tem sido importante parceira dos fogueteiros e folcloristas que são organizados por meio de associação e contratados pelo Município para abrilhantarem as noites juninas, responsáveis pela exibição de espadas, de buscapés, barco de fogo e grupos folclóricos.
Se você é daqueles que apreciam um São João talhado na cultura popular, Estância possui o melhor. Venha!
Secom.
Comentários