A devoção aos santos juninos e a crendice popular que giram em torno de seus poderes, mantêm vivas algumas expressões da cultura popular do Nordeste. Todos os anos desde 2005 durante o governo do Prefeito Ivan Leite, no mês de junho, Estância vive o clima de São João. Um mês inteiro de forró autêntico, essa é a época ideal para se conhecer um pouco mais de nossas tradições, nossa cultura e se divertir.
O São Pedro se aproxima e Estância desde o dia 31 de maio onde se comemora a tradicional Salva de São João, se transformou num grande Arraial.
As ruas enfeitados com bandeirinhas, a noite a população e os turistas podem desfrutar de um aconchegante arraial na Praça Barão do Rio Branco, onde há uma cidade cenográfica com comidas típicas, licores e muita gente bonita. Algumas dessas delícias são: a maniçoba, bobó de camarão, caruru, amendoim cozido, milho cozido, pamonha, pé de moleque, beiju, bolo de puba, macaxeira e milho, canjica, mungunzá, e etc. Como animação temos as apresentações de quadrilhas, batucadas, barco de fogo, espadas e é claro o mais autêntico forró com os animados e genuínos trios pé de serra.
Em torno dessa gostosa animação na Praça Barão do Rio Branco, paralelamente há a promoção dos concursos de agência bancária mais enfeitada, melhor licor, melhor comida típica, eleição da Rainha do São João adulta e mirim, concurso de trios pé de serra, melhor espada, melhor buscapé, melhor forró, rua mais animada, rua com mais fogueiras, melhor barco de fogo, e há também o Forró no Campo que é destinado aos povoados para que todos sejam contemplados com esse calor junino.
Essa tradição que brota das origens do povo estanciano é sem dúvida o que faz de Estância a capital brasileira do Barco de Fogo e promove o município a fazer o Maior São João do Brasil.
Fonte: Buzzi Cristina (SECOM PME)
--
Comentários