O São João de Estância, batizado pelo prefeito Ivan Leite como ‘São João da Gente’, valoriza a reunião das famílias, a fogueira na porta, as ruas enfeitadas
Na abertura dos festejos juninos de Estância (2012), o prefeito Ivan Leite enfatizou que o Município tinha preparado um São João pautado nas riquezas culturais e religiosas. A reverência aos Santos juninos está no âmago do estanciano e configura uma das maiores paixões populares da cidade. Sua efervescência se dá durante os 30 dias do mês de junho. Santo Antônio, São João e São Pedro têm um universo de devotos que lhes festejam de formas variadas.
Quem visitar a cidade de Estância neste mês de junho pode desfrutar de uma belíssima festa que é vista em vários pontos da cidade. A Prefeitura tem trabalhado com afinco visando dar o respaldo para que o êxito da festa seja atingindo. Folcloristas, artesãos, trios de forró, grupos de batucadas, quadrilhas juninas, pastoril, são contratados para dar vida a essa cultura tão aclamada. As noites juninas de Estância têm um gostinho de festa brejeira, de festa de interior, com uma pracinha preparada para sediar os atrativos mostrados. Onde é possível dançar forró agarradinho, ao som da sanfona, do zabumba, do triângulo e muito espaço para se espalhar.
Na Praça da Matriz, ponto de referência da cidade, os visitantes são agraciados com a exuberância do barco de fogo que corre de um lado para o outro deixando no escuro da noite um rastro de chamas que lembra a calda de um cometa, sob calorosos aplausos e admiração do público presente. Em seguida, fogueteiros se reúnem e fazem a dança das espadas, executam manobras pirotécnicas e um facho de luz encanta aos presentes, os conduzindo a um estado de prazer e satisfação.
Ali pertinho, na Cidade Cenográfica, as pessoas passeiam, tiram fotos, aproveitam para comprar lembrancinhas, para degustarem comidas típicas da estação como: pamonha, canjica, mungunzá, arroz doce, cocada, queijada, milho cozido, beiju, amendoim, manauê, pé-de-moleque, maniçoba, bobó, caruru, mingau de puba e bolos diversos, além das bebidas típicas, licores de sabor de mangaba, caju, jenipapo, cambuí, murici, graviola e outros.
O São João de Estância, batizado pelo prefeito Ivan Leite como ‘São João da Gente’, valoriza a reunião das famílias, a fogueira na porta, as ruas enfeitadas, a participação das escolas com seus arrastões culturais; aprecia os concursos de lojas enfeitadas, de agências bancarias mais a caráter, do melhor barco de fogo, do melhor buscapé, da melhor espada, da melhor comida típica, da escolha da rainha do São João, enfim.
Estância tem unido a cultura material e imaterial numa festa que traduz o espírito festivo dos estancianos e nos últimos sete anos o São João estanciano ganhou proporções jamais vistas, sendo reconhecido nacionalmente através das inúmeras matérias produzidas pelos meios de comunicação de massa do país.
Genilson Máximo
Comentários