Na manhã deste sábado (01), a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Olhos de Sergipe – IOSE, promoveu atendimento a pacientes portadores de Catarata, o serviço foi realizado nas instalações do Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM); após uma triagem e detectada a doença, o paciente foi submetido a intervenção cirúrgica no referido hospital. Cerca de 200 pessoas foram atendidas, oriundas dos municípios de Arauá, Itabaianinha , Pedrinhas e de Estância.
O atendimento conta com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde de Estância, três oftalmologistas, anestesista, enfermeiro, liderados pelo Dr. Vinícius Cunha Góis, diretor do IOSE. De Estância foram atendidos mais de 80 pacientes.
Pela manhã, o secretário municipal de Saúde de Estância, Jorgevaldo Oliveira, participava de um encontro sobre saúde na capital, entrou em contato com a equipe de jornalismo da Prefeitura informando acerca do atendimento disponibilizado. Jorgevaldo enfatizou que Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino. É a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento.
O combate à catarata é um trabalho que envolve o SUS, o IOSE e a Prefeitura de Estância. O Prefeito Ivan Leite reforçou que se tratando da saúde das pessoas, todos os esforços da Prefeitura serão disponibilizados, nesse caso, garantindo a saúde dos olhos de centenas de pacientes. Segundo a Organização Mundial da Saúde há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 40% são devidos à catarata.
A cirurgia de catarata consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. Embora seja um procedimento cirúrgico extremamente complexo, os avanços tecnológicos registrados na Oftalmologia nos últimos anos permitem que esta cirurgia seja realizada de forma rápida e segura, sob anestesia local, externa o Dr. Vinícius Cunha Góis, diretor do IOSE.
Comentários