Pular para o conteúdo principal

“MEU BAIRRO MINHA IDENTIDADE”



Texto  de: Silvânia Martins Dos Santos


No próximo dia 24 de novembro de 2012, o bairro Valter Cardozo Costa ou bairro Cidade Nova, como é conhecido por todos, completará 35 anos de fundação. Antigamente o bairro era apenas um terreno abandonado e era chamado de Forte, era um campo de aviação, depois foi desativado, o prefeito Valter Cardozo Costa tinha uma visão de futuro e pensava na população, então doou para a pobreza

Esse bairro iniciou com a força da população e em 24 de novembro de 1978, foi feito a doação. A área pertencia ao governo do Estado, mas passou pro Município, são quarenta mil metros quadrados e foi distribuída em lotes para cada cidadão, isso gratuitamente, fizeram três mil casas e construíram uma cidade, que não para de crescer, somente trinta foram financiadas pelo Projeto Pólo Nordeste, a Caixa Econômica emprestou o dinheiro para fazer as  primeiras casas.

O Projeto Pólo Nordeste também teve participação no abastecimento de água para a população, o riacho Biribinha abastecia todas as residências.

O primeiro administrador foi o senhor Eronildes; o bairro é localizado na zona Norte da cidade e tem 5 km pro centro, e foi batizado com o nome Cidade Nova, os primeiros moradores foram: José Hermenegildo, Francisco Balbino dos Santos, Luiz Viana Bomfim, Valmirque Silva Fonseca e Raimundo Lourenço dos Santos.

Com a necessidade que a população crescia, o governo estadual fez uma parceria e construiu três conjuntos são eles: Paulo Amaral Lopes, Santo Antônio e Valadares que fazem parte do bairro, o povo fala que pela capacidade que tem já deveria ser uma cidade.

Tem o Mutirão da caixa d´agua, o loteamento Nova Esperança, o loteamento Belo Horizonte e o loteamento Tropicália. A caixa d´agua é instalada onde fica o Mutirão, o ponto mais alto da região.

Como o povo já chamava de bairro Cidade Nova, lembraram do doador e fizeram uma justa homenagem colocando o nome do bairro Valter Cardozo Costa, e em sua gestão o prefeito Valter Cardozo fez a praça do mercado e a pavimentação de muitas ruas.

Foi construída uma escola de 1º grau no bairro e teve como patronésia, a mãe do fundador chama-se Laura Cardozo Costa, mas não foi a primeira escola que no bairro foi construída, a primeira escola deram o nome de Honduras e mais tarde foi homenageada com o nome Professor Dorijan dos Santos, que foi um professor que fez um bom trabalho nas escolas do bairro e ainda foi destaque na cultura.

O município fez mais três escolas uma estadual, e duas particulares, também tem a escola do grupo Maratá.  Do Município temos as escolas: Laura Cardozo Costa, Dorijan dos Santos, Celina Nascimento Montalvão, atual Núbia Lima do Nascimento, em homenagem a mãe da patronésia e Nilson Barreto Socorro.

Temos o pré-escolar Pica Pau Amarelo, fica no conjunto Paulo Amaral, o Anexo do Laura Costa “Laurinha”, próximo à sede do Conselho Tutelar, tem a escola Nilson Barreto Socorro que fica no Conjunto Valadares, o bairro disponibiliza com três creches equipadas, uma no conj. Valadares, uma no conj. Santo Antônio e a outra no bairro Cidade Nova.

Tem uma sede do Conselho Tutelar, temos também uma biblioteca e a Indústria do Conhecimento do SESI.  Temos Três Unidades de Saúde da Família, sendo uma no bairro Cidade Nova (Leonor Franco), uma no Conjunto Valadares (Raimundo Mesquita), e uma no Conjunto Paulo Amaral.
Tem um posto policial, uma quadra de esporte, mercadinhos, farmácias, lojas, pizzarias, sorveterias e lanchonetes.

A maior festa do bairro é uma homenagem ao seu padroeiro São Francisco de Assis.  Tem duas associações de motoristas para os transportes Astele e Atalae.
Tem um cemitério no bairro, tem várias igrejas, sendo uma católica e sete são evangélicas.

Tem uma festa no bairro que é no mês de outubro, a feira do bairro é domingo.
Tem poetas e cantores e também compositores, artistas plásticos e também interpretes e também tem escultores, destacamos Judite Melo, Filho e Neto são referências na arte de esculpir.

Tem pé de serra, folclore e também tem artesão, o reisado de Zé preá (In Memorian), e tem quadrilhas juninas.

O bairro possui água que é de boa qualidade, vem do riacho Biribinha e abastece toda cidade, toda vizinhança pega água aqui em nossa localidade, as hortas comunitárias no nosso bairro também tem.

Foi implantado o CRAS para atender os jovens, e no esporte, temos o judô, a ginástica, e a natação. Futuramente, estaremos sendo contemplados com uma Cozinha Comunitária, uma Creche e Pré-escolar, um Ginásio Esportivo e uma Escola Técnica Federal (CEFET).

Parabéns aos moradores, amigos, doadores e lideranças do bairro Valter Cardozo Costa, pelos seus 35 anos de sonhos, lutas e conquistas.