Pular para o conteúdo principal

O que a Prefeitura de Estância está fazendo para controlar a Dengue





Temos a consciência  de que a nova gestão está chegando e adequando 'a casa'  ao seu modo de trabalho.  Mas como houve uma transição bem sucedida, é certo que as informações  importantes   foram colocadas  à disposição da nova equipe, uma vez que os serviços e as políticas sociais não podem sofrer solução de continuidade. 

A população precisa ser informada do andamento de serviços essencias tais como o  combate  ao  mosquito  Aedes Aegypti, conhecido popularmente como dengue.  O verão está ai e as chuvas  tendem a chegar - condições ideais para a reprodução do referido mosquito - é preciso intensificar os cuidados básicos para não haver a proliferação da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde possui equipes do PSF, os agentes têm feito visitas aos lares, mas é fundamental que sejam   efetivadas  outras ações do tipo  recolhimento de pneus velhos, vasos que comportam água largados  nos terrenos baldios, sapatos velhos, casca de ovos, vasos peti,  entulhos, recipientes apropriados para a reprodução do Aedes Aegypti.

O QUE É DENGUE

Um inimigo silencioso: essencialmente doméstico, de hábitos diurnos, deposita seus ovos em recipientes artificiais ou naturais contendo água, onde podem resistir, ressecados, por mais de 400 dias.

A pessoa pode adoecer quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes Aegypti. Se o mosquito estiver contaminado, o período de incubação é de até 15 dias.

Mesmo na forma clássica, dengue é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de algum distúrbio crônico, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, a dengue é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, se tratada a tempo, não há risco de morte.

Esperamos que a 'Prefeitura do Desenvolvimento'  diga o que está sendo feito nesse aspecto. 


Por: Genílson Máximo

   





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das