Pular para o conteúdo principal

O que a Prefeitura de Estância está fazendo para controlar a Dengue





Temos a consciência  de que a nova gestão está chegando e adequando 'a casa'  ao seu modo de trabalho.  Mas como houve uma transição bem sucedida, é certo que as informações  importantes   foram colocadas  à disposição da nova equipe, uma vez que os serviços e as políticas sociais não podem sofrer solução de continuidade. 

A população precisa ser informada do andamento de serviços essencias tais como o  combate  ao  mosquito  Aedes Aegypti, conhecido popularmente como dengue.  O verão está ai e as chuvas  tendem a chegar - condições ideais para a reprodução do referido mosquito - é preciso intensificar os cuidados básicos para não haver a proliferação da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde possui equipes do PSF, os agentes têm feito visitas aos lares, mas é fundamental que sejam   efetivadas  outras ações do tipo  recolhimento de pneus velhos, vasos que comportam água largados  nos terrenos baldios, sapatos velhos, casca de ovos, vasos peti,  entulhos, recipientes apropriados para a reprodução do Aedes Aegypti.

O QUE É DENGUE

Um inimigo silencioso: essencialmente doméstico, de hábitos diurnos, deposita seus ovos em recipientes artificiais ou naturais contendo água, onde podem resistir, ressecados, por mais de 400 dias.

A pessoa pode adoecer quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes Aegypti. Se o mosquito estiver contaminado, o período de incubação é de até 15 dias.

Mesmo na forma clássica, dengue é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de algum distúrbio crônico, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, a dengue é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, se tratada a tempo, não há risco de morte.

Esperamos que a 'Prefeitura do Desenvolvimento'  diga o que está sendo feito nesse aspecto. 


Por: Genílson Máximo