Pular para o conteúdo principal

Transmissão do cargo de Prefeito marca o primeiro dia do ano em Estância

 Por: Genílson Máximo


Uma transmissão tranquila e democrática
O primeiro dia deste ano  foi marcado   pela transmissão do cargo de Prefeito entre os gestores Ivan Leite que conclui seu mandato e Carlos Magno Costa Garcia que chega; a solenidade ocorreu no Paço Municipal, no salão nobre,  prestigiada pelos secretários que estavam deixando o cargo e pela equipe que estava chegando com o novo gestor.


Novo secretariado municipal
Após ter o seu quadro inaugurado na Galeria dos Ex-Prefeitos, ao  olhar atento  dos  presentes, Ivan Leite fez um breve balanço das ações da sua gestão. Disse que está deixando a Prefeitura sem dívidas de INSS, FGTS referentes ao seu governo e que as dividas antigas estão todas  acordadas num âmbito que favorece o  gestor seguir administrando o Município sem prejuízo do bloqueio de verbas.  Disse ainda que 70%  dos recursos do FPM são frutos das empresas como a Ambev, Crown e outras que se instalaram em Estância  com a sua ajuda. Revelou que está com a sensação 'gostosa' do dever cumprido.


Ivan enfatizou  que  era com satisfação que transcorridos oito anos da sua gestão  entregava a prefeitura ao novo prefeito eleito pelo povo, com uma belíssima votação e que desejava ao novo gestor e  sua equipe  muito sucesso ao longo dos quatro anos.


Finalizando, pediu  a Bênção de Deus  para que servisse de  inspiração para cada  um  do novo governo, no sentido de que  todos possam  dar o melhor de si em prol do bem de Estância. Na sequência,  entregou as chaves do Gabinete ao  prefeito Carlos Magno Costa Garcia.


Magno agradeceu a forma respeitosa que recebeu a PME
O prefeito Carlos Magno falou pouco, ainda tinha pela frente a solenidade de posse  de prefeito, vice-prefeito e vereadores no Ginásio de Esportes Albano Franco.  Em sua fala, Carlos Magno considerou  importante para a democracia   o comportamento de maturidade entre os dois líderes,  mesmo havendo divergência de ideologia, há muito respeito entre um e outro, pontuou.

"Esse é um ato diferente da maioria dos atos que estão ocorrendo em todo Brasil, onde prefeitos fecharam a prefeitura, levaram as chaves, levaram a mobília, revelando uma atitude ultrapassada e mesquinha.  Nós demos aqui, eu e Doutor  Ivan Leite,  um exemplo de maturidade democrática, isso é que é fundamental", reforçou.
 

Carlos Magno enfatizou que sempre haverá divergência  de opinião administrativa, mas sempre  haverá respeito ao cidadão Ivan Leite que  será sempre uma liderança forte na cidade, finalizou o novo gestor.

Presenciaram o ato solene a equipe do novo governo: vice-prefeito Filadelfo Alexandre, Dayse Garcia, Filadelfo Júnior, Nildo Torres (Dudu do Hiper Frango), Doutora Marta, Martinho Barreto, João Carlos, João Emídio, Laelson, João Leite, Mário Sérgio, Magno de Jesus, Maria José e Inádia.   


"Estamos com a sensação 'gostosa' do dever cumprido.
Da equipe do prefeito Ivan Leite: vice-prefeita Cleide Carvalho, Laércio Viana, Luiz Carlos Dissanti, Nilton Barreto, Adriana Oliveira, Soraya Salim, Michele Moraes, Everaldo Carvalho,  Marcos Vinicius, Genílson Máximo e Paulo  Ricardo. 



Após o ato solene o prefeito Carlos Magno e  a sua equipe se dirigiram ao Ginásio de Esportes Albano Franco onde aconteceu o ato de posse e a comemoração popular.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&